Pandemia
Rotinas na região se alteram com o Covid-19
Municípios suspendem aulas e anunciam medidas para evitar a propagação do vírus
Infocenter -
A rotina de alguns municípios da região já começa a ficar alterada em função do coronavírus (Covid-19). Ao mesmo tempo que aulas e atividades são suspensas, reuniões são convocadas para planejar e adotar medidas para a contenção da propagação do vírus, já considerado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para esta quarta-feira (18), uma reunião de urgência foi convocada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). A ideia do presidente, Luis Henrique Pereira da Silva (Progressistas), é tomar uma definição em conjunto com os municípios integrantes do grupo. O encontro também contará com a presença de titulares das Secretarias de Saúde dos municípios, além da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Menos circulação na fronteira
Pelos relatos dos inspetores da Receita Federal tanto no Chuí como em Jaguarão, o fluxo de brasileiros na fronteira tem diminuído. Além do dólar alto, que ontem fechou em R$5,06 em novo recorde, o coronavírus também espanta as pessoas das compras em free shops. Até o momento, o governo não impôs qualquer tipo de restrição à entrada e saída do país. O que não diminuiu é o fluxo de uruguaios que se abastecem no município brasileiro. "Quanto a passagem não temos restrições até o momento. A orientação institucional da Receita é por cuidados pessoais", comenta Cléber Fernandes, inspetor na Ponte Mauá.
No Chuí, a orientação é ter atenção com pessoas que apresentem sintomas ou sinais do Covid-19 ou que tenham recentemente estado em países de risco. "Não foi ainda emanado qualquer tipo de restrição ao trânsito, apenas controle de casos sintomáticos em pessoas procedentes destas áreas (de risco) ou que apresentem sintomas", explica Nilvaro Costa, inspetor no extremo sul. Uma sala na aduana brasileira está preparada para isolar qualquer pessoa em trânsito que apresente sintomas. Caso isso aconteça, equipes de atenção básica tanto do Chuí como de Santa Vitória do Palmar serão acionadas para atender e diagnosticar o caso. A preocupação agora é com a Semana Nacional do Turismo no Uruguai, prevista para a semana anterior à Páscoa, em 12 de abril.
Limpezas extras no transporte coletivo
A orientação de manter distância de dois metros e evitar o contato nos olhos, na boca e no nariz fica difícil de ser mantida no transporte coletivo de Pelotas. Para evitar contaminação nos coletivos, tanto representantes do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelota (CTCP) quanto da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) garantem que a limpeza nos veículos foi reforçada. De acordo com Flávio Al Alam, da SMTT, a orientação também é por higienização constante nas catracas, pilares e portas de acesso.
A diminuição ou suspensão temporária de horários das linhas urbanas também deve ser avaliada nos próximos dias. Com as aulas da rede estadual suspensas a partir de quinta e as universidades já paralisadas, é aguardada a decisão de Pelotas sobre as aulas municipais.
Comércio funciona normalmente
Em Pelotas, a rotina do centro da cidade ainda não apresenta grandes alterações. O representante do Sindilojas, Renzo Antonioli, diz que, até o momento, tudo permanece normal. "O comércio vai funcionar normalmente. Todo mundo tem conta pra pagar, precisa consumir, além da preocupação com alugueis, impostos, salário de funcionários. As pessoas precisam trabalhar", indica. A situação pode ser alterada em casos de uma super contaminação na região ou por determinação de alguma autoridade.
Câmaras restringem acesso
A Câmara de Vereadores de Pelotas e de São Lourenço do Sul definiram por limitar o acesso ao plenário das casas. Audiências públicas, sessões solenes ou especiais estão suspensas. Apenas as sessões ordinárias, às terças, quartas e quintas, estão mantidas. A decisão da mesa diretora afeta a entrega do prêmio Mulher Doce Guerreira, marcado para a próxima sexta-feira (20). Uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para tratar das ações em Pelotas está mantida nesta quarta-feira, às 10h.
Em São Lourenço, a medida é mais restritiva. No município, os atendimentos serão realizados somente por contato telefônico e também estão permitidos acessar o prédio apenas vereadores, assessores e servidores do legislativo.
Aulas suspensas na região
Até o fechamento desta edição, já haviam sido comunicadas as suspensões de aulas nos seguintes municípios:
Pedro Osório - por tempo indeterminado
Capão do Leão - até o dia 20/3 - suspensão é por falta de água
Rio Grande - entre hoje e 6/4
São Lourenço do Sul - entre os dias 19/3 a 13/4
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário