Descoberta
RS bate recorde mundial com distância de raio
Fenômeno em território gaúcho alcançou a distância de 709 quilômetros em linha reta, aponta a Organização Meteorológica Mundial
Reprodução -
Na Argentina foi quebrada a marca de duração (Foto: Reprodução - DP)
Um comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabeleceu dois novos recordes mundiais: o raio de maior alcance e de maior duração já registrados, no Brasil (Rio Grande do Sul) e na Argentina, respectivamente.
Os registros de megarraios, verificados por novas tecnologias de imagens de satélite, mais do que duplicam os valores anteriores, medidos nos Estados Unidos e na França. Essas descobertas foram publicadas na revista científica Geophysical Research Letters, da American Geophysical Union, antes do Dia Mundial da Segurança contra Raios, comemorado nesse domingo.
O Comitê da OMM sobre Fenômenos Climáticos e Climáticos, que mantém um registro oficial de eventos extremos nos níveis regional, hemisférico e global, estabeleceu o seguinte:
“Em 31 de outubro de 2018, o raio com a maior extensão horizontal do mundo foi registrado em partes do sul do Brasil: 709 ± 8 km (440,6 ± 5 mi). Isso equivale à distância entre Boston e Washington DC nos Estados Unidos ou entre Londres e a fronteira suíça perto de Basileia.
Em 4 de março de 2019, no norte da Argentina, foi quebrado um novo recorde de duração de um raio, que se desenvolveu continuamente por 16,73 segundos.”
Esses são registros extraordinários para descargas atmosféricas individuais. As medições de eventos ambientais extremos são uma prova viva do que a natureza é capaz, bem como os avanços científicos que foram feitos para fazer essas avaliações. É provável que haja fenômenos. extremos ainda maiores que podemos observar à medida que a tecnologia de detecção de raios evolui, disse o professor Randall Cerveny, relator da OMM sobre registros globais de eventos climáticos e climáticos extremos.
“Isso fornecerá informações valiosas para estabelecer limites na escala de raios, incluindo megarraios, de interesse para engenharia, segurança e ciência”, afirmou ele.
O raio é um grande perigo e mata muitas vidas a cada ano. As conclusões destacam importantes preocupações de segurança pública em relação às nuvens eletrificadas, nas quais os raios podem se desenvolver a grandes distâncias. O recorde anterior para o com a maior extensão horizontal era de 321 km, em 20 de junho de 2007 no estado de Oklahoma (Estados Unidos).
Já recorde anterior para a duração mais longa de um relâmpago individual foi de 7,74 segundos de duração contínua e foi registrado em 30 de agosto de 2012, na região Provence-Alpes-Côte d’Azur (França).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário