Para superar de vez a pandemia

Sábado é dia de vacinação contra a Covid-19

Adultos poderão iniciar ou completar o esquema vacinal contra o coronavírus; imunização contra gripe e sarampo também estará disponível

Divulgação -

A vacinação contra a Covid-19 ocorrerá normalmente em Pelotas, neste sábado (23), das 10h às 15h, na rua General Neto, 1.707. Estarão disponíveis para o público, a partir de 18 anos, as aplicações da primeira, segunda, terceira e quarta doses contra o coronavírus, além da dose de reforço da Janssen. Idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde também podem receber a vacina contra a gripe. Já a imunização contra o sarampo estará disponível para os profissionais de saúde.

A Prefeitura reforça o pedido para que os pelotenses completem seu esquema vacinal e relembra que idosos com 80 anos ou mais já podem receber a quarta dose contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, como regra, para a população acima de 12 anos, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre o imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro previsto.

As pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Confira o cronograma completo de vacinação:

* Vacinação para o público a partir de 18 anos

1ª dose: Será utilizado o imunizante disponível no momento e no local.

2ª dose: O imunizante para aplicação será disponibilizado segundo a vacina recebida na primeira dose e seguindo o intervalo indicado pelos laboratórios.

Reforço Janssen: Indicado para pessoas que completaram dois meses ou mais da aplicação da primeira dose.

3ª dose: Indicada para pessoas que tenham completado quatro meses da segunda dose. Será utilizado o imunizante disponível.

* 4ª dose — Imunossuprimidos: Disponível para pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses. É necessária a apresentação do atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está no site do coronavírus.

* 4ª dose – Idosos com 80 anos ou mais: Disponível para todos os idosos com 80 anos ou mais, que tenham realizado a terceira dose há quatro meses ou mais.

Quais documentos levar:

* Faixa etária a partir de 18 anos

Para 1ª ou 2ª dose

- Comprovante de residência

- Documento de identidade

- Cartão SUS ou CPF

- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)

Para 3ª dose e reforço da Janssen

- Documento de identidade

- Carteira de Vacinação (para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação) para CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer, ou dois meses da primeira dose da Janssen ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS

Para 4ª dose — imunossuprimidos

- Documento de identidade

- Carteira de Vacinação (de modo a comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses) ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS

- Atestado-padrão

Para 4ª dose – Idosos com 80 anos ou mais

- Documento de identidade

- Cartão do SUS ou CPF

- Carteira de Vacinação para comprovar a 3ª dose há quatro meses ou mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura alerta para semáforo danificado no Centro Anterior

Prefeitura alerta para semáforo danificado no Centro

Museu da Baronesa abre comemorações dos 40 anos na segunda-feira Próximo

Museu da Baronesa abre comemorações dos 40 anos na segunda-feira

Deixe seu comentário