Avanços

Saldo positivo na Gonçalves Chaves

Primeira semana após as determinações do MP já apresenta resultados

Divulgação -

Uma semana se passou após a implementação das novas regras sob a rua Gonçalves Chaves. E as reações quanto aos resultados das ações guiadas pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) são divididas. No último dia 28, o Ministério Público (MP) determinou que os bares localizados no trecho em frente à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) passem a proibir a saída dos clientes com bebidas alcoólicas em direção a via pública. Ao longo das noites da última semana, a Guarda Municipal (GM), junto da Brigada Militar (BM), permaneceram na localidade.

Entre as duas secretarias que arquitetaram a estratégia é consenso que as novidades geraram resultados positivos quanto ao problema histórico. Para o titular da SSP, Tenente Bruno, as mudanças foram "da água para o vinho". Segundo ele, diante da colaboração dos proprietários dos bares, que desde a convocação do MP passaram a avisar os clientes sobre a determinação, não houve notificações por parte da GM. A tranquilidade da rua também agradou a UCPel, principal afetada por conta do barulho que atrapalhavam as aulas e a saída e chegada dos estudantes e servidores. "O quadro deu uma guinada de 180º graus", avalia o chefe do gabinete da instituição, Demócrito Pinto.

Ainda segundo o secretário, a pasta está discutindo e analisando as possibilidades jurídicas de utilizar os critérios de similaridade na via. Ou seja, validar as determinações para os passantes que, ao invés de sair dos bares com bebidas alcoólicas, levam as próprias para o local. Caso ocorra a modificação, a proibição do consumo do produto irá se estender às pessoas que estiverem nas calçadas em frente à UCPel. Nessa semana, a fiscalização por conta da Guarda Municipal seguirá, além do auxílio conjunto prestado pela BM.

Apesar do saldo positivo dos órgãos públicos e da universidade, um dos proprietários destaca alguns prejuízos após a implementação. O Skina Conveniências fica situado no encontro das ruas Gonçalves Chaves e Dom Pedro II. O dono do estabelecimento, Luís Lobo, explica que um dos funcionários do local precisou ser deslocado da função habitual para ficar na porta de entrada, avisando os clientes das proibições. A alteração influencia no atendimento aos clientes. Além disso, ele também constata a diminuição no número de consumidores por noite. Se a situação se agravar, o proprietário pretende fechar as portas. Desde 1989 que o endereço é ocupado pelo estabelecimento do gênero.

Novidades no trânsito da via

Por conta das estratégias adotadas na Gonçalves Chaves, o estacionamento de veículos nos dois lados da pista passará a ser proibido. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Flávio Al Alam, as mudanças são necessárias devido ao novo contexto da via. Ele estima que até amanhã a novidade entre em vigor. A proibição será entre as 18h e as 6h e o embarque e desembarque estarão autorizados. Os ônibus intermunicipais que levam os alunos para as aulas voltarão à rua; enquanto isso não ocorre os veículos seguem realizando o embarque e desembarque na rua Félix da Cunha.

-139969

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agostinho Meirelles é o novo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios Anterior

Agostinho Meirelles é o novo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios

Mais de 2,1 milhões de estudantes pediram isenção no Enem 2019 Próximo

Mais de 2,1 milhões de estudantes pediram isenção no Enem 2019

Deixe seu comentário