Recurso
Samu ganha reforço na frota
Três novos veículos foram entregues nesta quarta-feira e passarão a reforçar o atendimento prestado em Pelotas e região
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, com sede em Pelotas, recebeu nesta quarta-feira (17) três novos veículos. As chaves das ambulâncias foram entregues pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) à equipe do Samu. Recentemente, o setor de saúde recebeu outras duas ambulâncias, uma para remoções simples e uma avançada, utilizada como UTI Móvel.
As aquisições completam e renovam a frota veicular do Samu, que agora conta com três ambulâncias básicas, uma avançada, dois veículos para transporte simples e duas motolâncias, qualificando os cerca de 12 mil atendimentos mensais regulados pelo Serviço, abrangendo 11 municípios da Zona Sul.
Só em Pelotas, cerca de 1,5 mil socorros são realizados por mês, o que corresponde à média de 50 por dia. Os veículos recebidos nesta quarta foram obtidos por intermédio de emendas parlamentares dos ex-deputados federais Ronaldo Nogueira (PTB) e Yeda Crusius (PSDB), totalizando R$ 330 mil.
De mudança
Em breve, toda a estrutura do Samu deverá ser transferida para o prédio onde seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Bento Gonçalves. Agora, o espaço abrigará um Centro de Saúde Materno-infantil - graças à parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já funciona de forma parcial no local.
"Diante da crise que assola o país e o município, não teríamos recursos para abrir a UPA, mas não nos conformamos com isso e fomos em busca de uma solução, encontrando na UFPel uma parceira", afirma Paula, ressaltando que a área também oferece melhor infraestrutura para o atendimento do Samu.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário