Melhoria

Sanep inicia requalificação do reservatório do Laranjal

Desde 2018, o R15 passou a integrar um sistema inovador de tratamento e distribuição de água, corrigindo problemas históricos de abastecimento no veraneio

O reservatório R15, responsável pela distribuição de água na praia do Laranjal, em Pelotas, está sendo requalificado pelo Sanep. Além da pintura completa de todo o reservatório, a autarquia também executa a manutenção hidráulica e a renovação das bombas do sistema de abastecimento. 

 Desde 2018, o R15 passou a integrar um sistema inovador de tratamento e distribuição de água, corrigindo problemas de abastecimento que, historicamente, ocorriam no Laranjal durante o veraneio. Devido ao alto consumo, que aumentava cerca de 30% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o sistema de distribuição não suportava a demanda, causando falta d’água nos horários de pico – entre 11h e 14h30min. Pensando nisso, o Sanep iniciou o projeto de estações móveis de tratamento, com duas estruturas conectadas ao R15, no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura. 

As ETAs móveis tratam 100 litros de água por segundo, com captação a partir do Arroio Pelotas. Para trazer a água até as estruturas, o Sanep instalou tubulações em uma área particular cedida. O trajeto é longo: sai do Arroio Pelotas, se desloca por 3 mil metros em canal aberto e 1,3 mil metros de rede enterrada pela avenida Adolfo Fetter, até chegar ao R15, onde há interligação nas estruturas dos contêineres. A filtração da água é feita por membranas de fibra oca.

Salinidade afeta temporariamente a iniciativa

No mês de abril, a autarquia interrompeu este sistema de abastecimento devido à salinidade que atinge o arroio Pelotas. Enquanto a situação não se normaliza, retomou o sistema antigo de distribuição de água, direcionando o fornecimento através do reservatório R8, localizado na rua Mário Peiruque.

Assim, se divide o sistema de distribuição entre o Areal e a praia do Laranjal. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, o funcionamento das estruturas móveis será retomado assim que forem normalizadas as condições do arroio Pelotas – que recebe monitoramento constante das equipes do Departamento de Tratamento do Sanep.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gestão apresenta nova proposta de Calendário Alternativo para a UFPel Anterior

Gestão apresenta nova proposta de Calendário Alternativo para a UFPel

Suporte para quem precisa de apoio Próximo

Suporte para quem precisa de apoio

Deixe seu comentário