Mudança

Sanep inicia troca de 850 contêineres de lixo orgânico

Operação começou na noite desta segunda-feira e será realizada durante a madrugada para evitar transtornos

Carlos Queiroz -

O Sanep iniciou a substituição dos 850 contêineres da coleta de resíduos orgânicos na noite desta segunda-feira (9). O processo começou no centro da cidade e se estenderá, ainda nesta semana, para as regiões da Guabiroba, do Pestano e do Lindoia.

Para evitar transtornos no trânsito, o serviço na área central está sendo realizado durante a noite e a madrugada. A autarquia organizou um mutirão, que compreende as seguintes etapas: recolhimento dos resíduos, retirada do contêiner antigo, limpeza e higienização da área e colocação do novo contêiner no local. "Não basta fazer a troca, queremos deixar o ambiente limpo e preparado para receber o novo contêiner. Contamos sempre com o apoio da população, tanto para manter a área limpa como para que seja feito o descarte apenas de resíduos orgânicos no contêiner", salienta o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso. Serão utilizados no serviço um caminhão prancha, três caçambas, uma retroescavadeira, um veículo para lavagem da área e um veículo coletor compactador.

Nas regiões da Guabiroba, do Pestano e do Lindoia, a troca será feita durante o dia. Após a conclusão desta etapa, o Sanep iniciará, em janeiro, a marcação exata do espaço em que o contêiner fica localizado, evitando que sejam deslocados do seu ponto exato de coleta.

A ação integra o planejamento da autarquia para a área de resíduos sólidos, que já contou, em 2019, com a ampliação da coleta seletiva para 19 novas regiões do município e com a substituição da frota de caminhões da coleta para novos zero quilômetros com cabine estendida, agora com espaço para o motorista e três coletores. "Garantimos mais segurança aos coletores que, antes, faziam o trajeto até o local da coleta no estribo do caminhão. Além disso, os veículos são 100% automatizados, isso diminuiu consideravelmente o ruído dos caminhões, evitando transtornos à população na coleta realizada no período da noite", destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Conforme Garcia, a substituição dos contêineres faz parte do contrato de 60 meses, firmado com a empresa Onze Construtora Ltda, em julho de 2018. Na pactuação, a empresa tinha 180 dias para implementar a troca dos compartimentos. Como as empresas concorrentes da licitação entraram com uma ordem judicial, o contrato acabou ficando suspenso por um ano, só voltando a valer em julho de 2019, quando então começou a contar o prazo para a troca dos equipamentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores fazem protesto e cobram médico na UBS Cordeiro de Farias Anterior

Moradores fazem protesto e cobram médico na UBS Cordeiro de Farias

Alunos do município fazem blitz para lembrar importância da paz Próximo

Alunos do município fazem blitz para lembrar importância da paz

Deixe seu comentário