Infraestrutura

Sanep limpa 50 km de canais em 2022

Cerca de 25 estruturas receberam manutenção constante para garantir a efetividade do escoamento da chuva

Foto: Matheus Cabistany/Ascom - DP - 10 mil metros cúbicos de materiais foram retirados

O Sanep divulgou ter realizado ao longo de 2022 a desobstrução de 50 quilômetros de canais de macrodrenagem espalhados por Pelotas. Segundo a autarquia, foram 25 estruturas que passaram por estas limpezas, gerando um saldo de quase dez mil metros cúbicos de materiais retirados. Estes grandes canais de macrodrenagem são considerados peças-chave para o escoamento das chuvas, evitando a formação de pontos de alagamento.

De acordo com o chefe do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu), Aldemir Silveira, o volume de resíduos coletados pode chegar a ser três vezes maior, considerando a vegetação excedente que fica sobre o leito após as limpezas. "É um programa constante no Município, independente da possibilidade de chuvas, que alcança todos os bairros da cidade. O fator que influencia nesta realidade é a consciência ambiental da população, já que infelizmente identificamos muitos resíduos descartados incorretamente nos canais."

Entre os materiais recolhidos no sistema de drenagem, foram encontrados geladeiras, partes de sofás e camas e outros itens volumosos com potencial para comprometer a infraestrutura, como pneus e parachoques. Nos últimos dias, a equipe atuou na desobstrução dos canais localizados nas vias Nova Prata e Arthur Augusto Assumpção, no Laranjal.

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, salienta que, apesar das previsões meteorológicas apontarem um novo período de estiagem, com índices pluviométricos abaixo da média, o cronograma de limpezas nos canais da cidade será mantido para que Pelotas esteja preparada para receber a chuva _ alguns pontos recebendo o trabalho por duas, três ou quatro vezes ao ano. A intervenção preventiva é feita paralelamente nas sete casas de bombas e nos bueiros e galerias que compõem a rede de drenagem pluvial.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prévia do Censo aponta menos habitantes em Pelotas Anterior

Prévia do Censo aponta menos habitantes em Pelotas

R$ 1,5 milhão em novos equipamentos para processamento de sangue Próximo

R$ 1,5 milhão em novos equipamentos para processamento de sangue

Deixe seu comentário