Seca

Sanep monitora de perto os efeitos da estiagem na região

Barragem Santa Bárbara chegou a 2,26 metros abaixo do nível considerado normal

Paulo Rossi -

A estiagem continua castigando a Zona Sul. Doze municípios da região já decretaram situação de emergência junto à Defesa Civil. Em Pelotas, o período sem chuvas fez com que a prefeitura, atendendo ao pedido do Sanep, oficializasse um decreto que restringe o uso da água, com o objetivo de reduzir a diminuição do nível da barragem Santa Bárbara. Mesmo com impactos preliminares positivos e com a adesão ao decreto, o nível da barragem segue diminuindo e está 2,26 metros abaixo do vertedouro.

Segundo o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, os resultados preliminares trazem boas perspectivas, apesar da redução. O objetivo da medida é diminuir a velocidade da queda do nível da barragem e, segundo Alexandre, ele tem sido alcançado. O relatório completo com a média oficial será concluído nos próximos dias, mas as análises iniciais estão dentro das expectativas. A autarquia não trabalha no momento com a possibilidade de decretar racionamento de água na cidade. “Estamos fechando o prazo dos dez dias de avaliação, mas já conseguimos perceber uma diminuição na velocidade com que o nível da barragem tem caído. Nosso plano de ação está tendo efeito e os resultados são positivos”, afirmou o diretor.

Dados do Sanep, anteriores à validação do decreto, já apontavam uma redução na velocidade da queda. “A média, que era de quatro centímetros, caiu para 2,5 centímetros. Agora, os relatórios devem confirmar ainda mais essa diminuição” destacou.

Um fator decisivo para as projeções feitas pelo Sanep estarem se tornando realidade é a população. No primeiro dia após o anúncio da medida, 30 denúncias de desrespeito à restrição do uso da água foram encaminhadas. No segundo dia, o número caiu para 15 denúncias. “Se criou uma consciência coletiva a respeito do problema. As pessoas perceberam que os hábitos individuais também são importantes e refletem nesse momento da redução do nível da barragem. Acreditamos que grande parte da população está fazendo a sua parte, está exercendo o seu papel de cidadania”, afirmou o presidente. Ele ainda destacou que esta consciência é essencial para que o município consiga vencer este período sem chuvas.

Após a divulgação dos resultados dos primeiros dez dias de decreto, nos próximos dias o Sanep dará continuidade ao plano de ação elaborado para amenizar os reflexos da estiagem. O primeiro passo foi a instalação dos flutuantes, já executado simultaneamente ao decreto. Mais duas tubulações serão colocadas para buscar águas em outros pontos da barragem Santa Bárbara e não deixar a população desabastecida.

Ajuda climática

A medida foi tomada no contexto da estiagem, que tem afetado vários municípios gaúchos. A falta de chuvas tem causado prejuízos nas lavouras e safras ao redor do Estado. No entanto, outra condição climática favoreceu à estabilidade da barragem: as temperaturas mais amenas. “Muita água evapora em ritmo mais acelerado nessa condição. Com as menores temperaturas nos últimos dias, a água tem demorado mais a evaporar” destacou.

Mutirão contra os vazamentos

O Sanep tem realizado mutirões para o conserto de vazamentos ao redor da cidade, também com o objetivo de impedir o desperdício. Segundo dados da autarquia, a população tem ajudado neste processo. Após o início das restrições, mais de 200 vazamentos já foram consertados. “A população tem nos auxiliado até no rastreamento de vazamentos que nós não tínhamos conhecimento. Nossa média é de cerca de 30 atendimentos e, na última semana, esse número mais que duplicou”, ressaltou Alexandre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Recorde em incêndios em dois meses Anterior

Recorde em incêndios em dois meses

Remédio contra asma pode ser eficaz contra novo coronavírus Próximo

Remédio contra asma pode ser eficaz contra novo coronavírus

Deixe seu comentário