Alerta
Saúde confirma primeiro caso local de dengue em Pelotas
Este é o primeiro caso de dengue adquirido no Município confirmado em 2023
Foto: Dengue - Entre janeiro e abril, as equipes da Vigilância Ambiental da SMS identificaram 311 focos do mosquito transmissor da dengue
Foi confirmado nesta quarta-feira (19) o primeiro caso autóctone (adquirida no município) de dengue em Pelotas. O paciente é um homem de 19 anos, residente no bairro Três Vendas, já recuperado. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um caso local não era identificado no Município desde 2021.
Neste ano, desde janeiro, já foram notificados 21 casos suspeitos de dengue - seis em abril -, sendo que 16 notificações foram para pessoas residentes em Pelotas e cinco para moradores de outras cidades. Dos 21 casos notificados, sete se confirmaram, oito estão em investigação e seis já foram descartados. Dos sete confirmados, seis pacientes foram contaminados em outras cidades.
Entre janeiro e abril, as equipes da Vigilância Ambiental da SMS identificaram 311 focos do mosquito transmissor da dengue na cidade. A maior parte está localizada nas regiões do Fragata e do Simões Lopes. A chefe da Vigilância Ambiental, Isabel Madrid, alerta para a grande ocorrência de focos em pneus e pede cuidados redobrados da população para esses e outros pontos propícios para a proliferação do mosquito.
Situação no RS
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 6.808 casos confirmados da doença, dos quais 6.280 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados. Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.
Busca por atendimento
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que, nos primeiros sinais da doença, as pessoas devem procurar logo por atendimento médico nas Unidades de Saúde da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), para o diagnóstico oportuno e a eliminação dos riscos de agravamento da doença. Os principais sintomas da dengue são febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário