Saúde

Saúde e Conselho Nacional de Secretários discutem atuação dos consórcios intermunicipais

Expectativa é valorizaras instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos.

Divulgação -

A Secretaria da Saúde promoveu nesta segunda-feira (19) uma reunião de trabalho com o objetivo de qualificar a atuação dos consórcios intermunicipais no Estado, para inserir essas entidades na organização das redes de atenção à saúde como um complemento à assistência contratualizada.

Na abertura da reunião, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a expectativa é valorizar essas instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos. “Temos esse planejamento para que os consórcios sejam parte integrante da organização regional da saúde e que possamos juntos oferecer mais serviços, com qualidade e com respostas objetivas aos cidadãos”, explica. 

O presidente da Agconp e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, destacou o fato de o trabalho dos consórcios ser recente. “Ainda estamos descobrindo formas de organização na região, prestando mais serviços, sendo mais eficientes com o recurso público e com o retorno necessário”, afirmou. “É importante ter esse reconhecimento por parte do Estado, pois buscamos um refúgio nos consórcios para atendimentos, cirurgias, serviços na área eletiva, média e alta complexidade”, completa.

Participaram ainda o coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Renê Santos, direção e filiados da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Agconp) e representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria da Fazenda antecipa calendário de pagamento da folha de julho dos servidores Anterior

Secretaria da Fazenda antecipa calendário de pagamento da folha de julho dos servidores

Santa Casa busca empréstimo de R$ 60 milhões Próximo

Santa Casa busca empréstimo de R$ 60 milhões

Deixe seu comentário