Saúde
Saúde e Conselho Nacional de Secretários discutem atuação dos consórcios intermunicipais
Expectativa é valorizaras instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos.
Divulgação -
A Secretaria da Saúde promoveu nesta segunda-feira (19) uma reunião de trabalho com o objetivo de qualificar a atuação dos consórcios intermunicipais no Estado, para inserir essas entidades na organização das redes de atenção à saúde como um complemento à assistência contratualizada.
Na abertura da reunião, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a expectativa é valorizar essas instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos. “Temos esse planejamento para que os consórcios sejam parte integrante da organização regional da saúde e que possamos juntos oferecer mais serviços, com qualidade e com respostas objetivas aos cidadãos”, explica.
O presidente da Agconp e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, destacou o fato de o trabalho dos consórcios ser recente. “Ainda estamos descobrindo formas de organização na região, prestando mais serviços, sendo mais eficientes com o recurso público e com o retorno necessário”, afirmou. “É importante ter esse reconhecimento por parte do Estado, pois buscamos um refúgio nos consórcios para atendimentos, cirurgias, serviços na área eletiva, média e alta complexidade”, completa.
Participaram ainda o coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Renê Santos, direção e filiados da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Agconp) e representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário