Iniciativa

Saúde mais perto da população

Ação do Hospital-Escola da UFPel leva atendimento aos moradores de dois condomínios populares

Infocenter -

Um mutirão levará exames, atendimento odontológico e ações educacionais aos moradores dos condomínios Azaleia e Acácia, ambos no Corredor do Obelisco (Areal). A ação ocorre somente nesta sexta-feira (10) e é promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). Participarão dos atendimentos 25 profissionais entre alunos, residentes médicos e servidores da Faculdade de Medicina da UFPel e da Ebserh.

Serão oferecidos exames e consultas como teste rápido de HIV, hepatites A e B e sífilis, exame oftalmológico, avaliação odontológica para pacientes de até 15 anos, orientação em saúde bucal e distribuição de preservativos. Ações educativas sobre gravidez na adolescência, malefícios do tabagismo e prevenção de acidentes domésticos com crianças são outras atividades previstas.

No Azaleia, a ação ocorre das 9h às 12h. O Acácia receberá atendimento das 14h às 17h. Todos os serviços serão prestados no salão de festas dos condomínios. A organização espera realizar 500 procedimentos ao longo do dia - o número é uma estimativa do público que circula nos locais e não limita os atendimentos. O evento é voltado aos moradores dos residenciais, uma vez que a entrada será controlada pela portaria.

O mutirão, chamado de Ebserh Solidária, envolve 38 hospitais universitários federais administrados pela empresa nas cinco regiões do Brasil. Seu foco é garantir que a saúde chegue às pessoas com dificuldade de acessar os hospitais, levando esse atendimento até elas. Em Pelotas, a escolha dos lugares foi feita com o intermédio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF). Foram escolhidos os condomínios Azaleia e Acácia pela distância entre eles e o centro da cidade e pela situação de vulnerabilidade social dos moradores.

Além do atendimento à população, a ação fortalece o ensino, a pesquisa e a inovação porque integra alunos e professores em atividades práticas e de contato com a comunidade.

Outras atividades
A prefeitura e o Senac também irão participar do mutirão, mas em turno inverso à Ebserh. Pela manhã, das 9h às 12h, o Acácia receberá o projeto Cabide Solidário, que arrecada e doa agasalhos a quem precisa, além dos serviços do Cadastro Único e cortes de cabelo com profissionais do Senac. À tarde, das 14h às 17h, será a vez do Azaleia contar com as atividades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colômbia faz apreensão recorde de 12 toneladas de cocaína Anterior

Colômbia faz apreensão recorde de 12 toneladas de cocaína

Governo anuncia milhões para a Zona Sul Próximo

Governo anuncia milhões para a Zona Sul

Deixe seu comentário