Governo

Secretaria de Planejamento inicia plano estratégico com foco na inovação

Nesta sexta-feira acontece uma oficina para tratar do alinhamento estratégico e a elaboração da missão, visão e valores da Seplag

A partir do desafio de melhorar os serviços em meio a um cenário de recursos escassos, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta quinta-feira (14), as discussões em torno da elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022. “Precisamos definir o quanto poderemos inovar nos próximos quatro anos, o que vamos deixar como legado em termos de melhoria na vida das pessoas”, ressaltou a secretária Leany Lemos, na abertura do seminário que reuniu na Casa de Música da Ospa os servidores dos diferentes departamentos da pasta. Nesta sexta-feira (15) acontece uma oficina para tratar do alinhamento estratégico e a elaboração da missão, visão e valores da Seplag.

Convidado a palestrar no evento e compartilhar suas experiências em termos de inovação tecnológica no serviço público, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Guilherme Alberto Almeida de Almeida, fez uma abordagem dos desafios que a burocracia representa nos tempos atuais. “O mundo mudou, mas este formulismo também precisa mudar”, apontou Almeida, ao salientar que as exigências atualmente são outras. “Nossos processos continuam respeitando normas e regramentos antigos, o que exige de nós uma certa ousadia, de compartilhar informação e não ter medo de experimentar”, completou.

Almeida entende que a inovação estratégica não deve fugir de valores que possam nortear as mudanças. Entre os quais estão a busca por maior eficiência, maior foco no cidadão, agilidade nos processos e abertura aos riscos. “Isso exige capacitação dos servidores, algo que a Enap é parceira do Rio Grande do Sul”, lembrou. A partir de um termo de cooperação técnica celebrado no início do ano com o governo gaúcho, a instituição disponibiliza gratuitamente cerca de 70 cursos de aperfeiçoamento aos funcionários públicos.

O evento contou com as presenças do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, e dos adjuntos da Seplag, Marcelo Alves (Gestão) e Barão Mello da Silva (Planejamento e Orçamento).

Depois da oficina desta sexta-feira, um grupo de especialistas da secretaria irá se reunir com todas as áreas e as respectivas equipes, alinhando ideias que irão subsidiar na definição dos objetivos estratégicos. A meta é apresentar o texto final até o dia 12 de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia apura participação de terceira pessoa no atentado em Suzano Anterior

Polícia apura participação de terceira pessoa no atentado em Suzano

Novo trecho da rua São Jorge será asfaltado Próximo

Novo trecho da rua São Jorge será asfaltado

Deixe seu comentário