Trânsito
Secretaria identifica 49 ruas com problemas na pavimentação
De acordo com informações da SMOP, já foi montado um cronograma de reparos e ações nestas vias problemáticas
Gabriel Huth -
Problemas estão em vários bairros da cidade. (Fotos: Gabriel Huth - Especial - DP)
A convivência com buracos, falhas no asfalto ou com a pavimentação em más condições tem sido cotidiano para muitos motoristas de Pelotas. Sem contar os problemas enfrentados nas ruas não pavimentadas, as más condições também são realidade em avenidas e ruas nos bairros da cidade. Com o fim da temporada de inverno e meses mais chuvosos, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) prepara uma operação de tapa buracos em diversos pontos. Pelo último levantamento da pasta, são 49 ruas e avenidas que precisam de reparos.
De acordo com informações da SMOP, já foi montado um cronograma de reparos e ações nestas vias problemáticas. O mau tempo, porém, tem alterado o planejamento das obras, informa o secretário interino Luís Eduardo Tejada. Além de problema originados da chuva, em outros dois pontos encontrados na manhã de ontem eram referentes a vazamentos de água potável e quebra de tubulações de drenagem. O Sanep garantiu o conserto para os próximos dias.
Acesso às praias
Um dos pontos mapeados e classificado como prioridade pela SMOP é uma das rótulas de acesso ao Recanto de Portugal, na avenida Adolfo Fetter. No início do mês, quando Pelotas registrou mais de 190 milímetros de chuva, o trânsito no local chegou a ficar em meia pista e cavaletes demarcavam os problemas no acesso à rua Cidade de Aveiro. Na opinião do casal de aposentados João Alberto Viana e Marilena Pitthan, que possuem casa na praia, a situação de toda Adolfo Fetter é precária. Além da rótula, Marilena, que pilotava o carro, destacou trecho de acesso ao Balneário dos Prazeres. "Tu desvia de um buraco e entra no outro", disse. Apesar de não serem fundos, o carro faz constantes solavancos e aos poucos vão desgastando a suspensão dos veículos, lastimou.
A SMOP realizou recentemente o levantamento topográfico da rótula e pretende começar a obra na próxima semana. O problema no local, explica o secretário Luís Eduardo Tejada, é de drenagem. "Como fica água acumulada na pista e há trânsito intenso, acaba criando buracos", comenta. A pasta irá refazer a pavimentação com asfalto quente, o que ainda não foi possível, assegura, devido ao mau tempo das últimas semanas. Pelo projeto, a água será escoada pela Cidade de Aveiro até o Arroio Pelotas. Como medida paliativa, em alguns buracos foram colocados outro tipo de material, aplicado a seco. A qualidade da manutenção é outro ponto criticado pela população.
Apesar de não ter fissuras profundas, a avenida Ferreira Viana também apresenta desgaste e ondulações em diversos pontos. A pior parte é próxima ao acesso ao loteamento Umuharama, no sentido centro/bairro, na pista da direita. O trecho, garantiu Tejada, será todo refeito e com correções de drenagem, motivo identificado pela secretaria como fator do mau estado da via.
Vazamento e buraco
Moradores e comerciantes da rua Mario Peiruque, no Areal, reclamam do mau estado da pavimentação na área. Com diversos remendos ao longo do trajeto, uma fissura próxima à rótula da Avenida República do Líbano aumenta a cada dia. Há um vazamento de água potável no local há mais de 10 dias, relata o comerciante Pablo Silva. Equipes do Sanep já estiveram no local e identificaram o problema.
Os veículos que circulam na via precisam avançar para a pista contrária e andar na contramão para desviar do buraco, sem nenhum tipo de demarcação. O Departamento de Águas do Sanep informou que o conserto deve ser feito durante o feriadão, quando há previsão para outros reparos na região. O comerciante também reclamou do mau estado do acostamento da via.
Zona Norte
Eram 7h da manhã quando o motorista de aplicativo Rubens Mielke, entrou com uma roda num buraco que está na esquina das ruas José Rizzolo com Oswaldo Barbosa, na Cohab Lindóia. Ele chegou a parar o veículo e ver se não havia tido outro prejuízo. "Agora trabalhando como motorista, tenho visto o estado das ruas em todos os bairros. Está problemático", lamenta. Recentemente, precisou desembolsar em torno de R$600,00 para reparos na suspensão do veículo, hoje seu meio de trabalho.
Na esquina, a tubulação de drenagem sofreu fissuras. Segundo o Departamento de Drenagem, a tubulação precisará ser substituída e o conserto seria agendado para os próximos dias. Nas últimas semanas, a Smop também realizou melhorias em ruas do bairro como a São Paulo, Barão de Tramandahy e Francisco Veloso, informou Tejada. No entanto, moradores continuam com reclamações da rua São Paulo. Outras vias problemáticas na opinião de moradores são a avenida Ernani Osmar Blaas e alguns trechos da 25 de Julho.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário