Oportunidade

Secretarias vão promover cursos de capacitação

Em Pelotas, comunidade pode encontrar formas de se profissionalizar de forma gratuita através da prefeitura

Capacitar a população pelotense para a geração de renda e emprego tem sido uma das atividades de secretarias municipais. Com a lacuna deixada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a partir de 2015, partiu de braços do poder municipal tentar preencher esse espaço.

Em 2015 foi lançado o programa Capacitar Pelotas. No entanto, por questões de verba não se conseguiu avançar, lembra Luiz Eduardo Longaray, titular da Secretaria de Assistência Social. Esse ano algumas oficinas profissionalizantes já foram promovidas pela pasta. No entanto, em 2018 o objetivo é aumentar ainda mais a oferta de cursos. De acordo com o secretário, já no primeiro mês do novo ano, nove cursos serão lançados.

As informações serão divulgadas até o final de janeiro no site da prefeitura, de acordo com Longaray. Apesar de a preferência ser para pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família ou em situação de vulnerabilidade social, as oficinas deverão ser abertas ao público em geral, conforme a disponibilidade de vagas.

Voltados ao turismo
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também está promovendo ações de capacitação a profissionais ligados ao turismo. Além de cursos para estudantes e grupos interessados, há cursos e palestras para profissionais da área. Segundo Liliane Caldas, da diretoria de Turismo, o foco é melhorar a recepção a quem visita a cidade. "O objetivo é aumentar cada vez mais o contato entre o trabalhador e o turista", pondera.

Entre meios de hospedagem, comércio, pontos turísticos e profissionais como taxistas e frentistas de postos, foram mais de 20 palestras e 450 pessoas atendidas em 2017. As expectativas para o próximo ano são de manutenção do projeto e de maior contato do turista com o público. Promover cada vez mais o aplicativo de informações Pelotas Tem! também está nos planos da Secretaria.

Para a área de habitação
A geração de empregos a moradores dos novos condomínios do Minha Casa, Minha Vida também está no planejamento da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Vanderlita Aguirre Leal, responsável pelo trabalho técnico e social dos empreendimentos Amazonas e Roraima, do Sítio Floresta, também pretende investir em capacitação. Dentre os cursos previstos, estão atividades em construção civil, embelezamento e hidráulica.

De acordo com Vanderlita, será feito o diagnóstico dos anseios dos moradores de cada empreendimento, considerando também o entorno onde os condomínios estão inseridos. "O trabalho é voltado justamente para preconizar diversas atividades", lembra a técnica. O fato de o Sítio Floresta estar localizado em uma área industrial e onde a construção civil está em alta serve como ponte para cursos nesses meios serem realizados.

DSC_0268

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dicas sobre como deixar seu pet mais seguro com o barulho dos fogos Anterior

Dicas sobre como deixar seu pet mais seguro com o barulho dos fogos

Pelotense é bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática Próximo

Pelotense é bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

Deixe seu comentário