Vacinação

Semana de vacinação em Pelotas e Rio Grande

Municípios confirmam ações de imunização para primeira, segunda e terceira dose

A vacinação contra o coronavírus terá continuidade nas duas maiores cidades da Zona Sul nos próximos dias. Em Pelotas, a prefeitura informa que, a partir de hoje, pessoas que receberam a primeira dose com o imunizante da Janssen, entre os dias 28 de junho e 10 de julho, já podem receber o complemento (segunda dose) no Laboratório Municipal e no Shopping Pelotas, de segunda a sexta-feira, e na Escola Estadual Coronel Pedro Osório, no sábado.

Para completar o esquema vacinal é necessário que o cidadão tenha recebido a primeira dose de dois a seis meses antes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que gestantes e puérperas vacinadas com a Janssen devem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer no mesmo intervalo.
Quem ainda não recebeu a primeira, segunda ou terceira dose com outros imunizantes pode procurar os demais pontos selecionados para as aplicações, entre os dias 13 e 18 deste mês, para deixar a carteira de vacinação em dia.

Confira o cronograma

Segunda dose com a Janssen
- De segunda a sexta-feira
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h
- Aos Sábados
* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h

1ª, 2ª e 3ª dose
- De segunda a sexta-feira
* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h - exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)
* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto - das 8h30min às 15h
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h
- Aos sábados
* Na Escola Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h

Imunização em vários locais

O calendário divulgado pela Secretaria de Município da Saúde (SMS) para vacinação contra a Covid-19 prevê a aplicação das doses, a partir hoje e até sexta-feira em Rio Grande. Vão ser oferecidas vacinas para quem necessita da primeira, segunda ou terceira dose e tenham a partir de 12 anos. Para a terceira dose, a pessoa deve comprovar que recebeu a segunda aplicação, há mais de cinco meses.

A segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer estará disponível para pessoas que foram vacinadas com a primeira dose até 17 de outubro. Para quem recebeu a vacina de dose única da Janssen, ainda não está liberada a dose de reforço deste imunizante. Hoje, porém, a SMS vai receber 2.800 doses da Janssen que serão aplicadas, inicialmente, em trabalhadores nas indústrias. Todos serão chamados pela Secretaria para serem imunizados com a dose de reforço.

Confira grupos e cronograma
- Dose 1 e Dose 2, para adolescentes de 12 até 17 anos; e para quem tem 18 anos ou mais;
- Dose reforço (terceira) para imunocomprometidos, vacinados com a segunda dose, há mais de 30 dias, que comprovem a comorbidade;
- Dose reforço (terceira) para pessoas de 18 e até 59 anos, vacinadas com CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, há mais de cinco meses
- Dose reforço (terceira) para idosos de 60 anos ou mais, vacinados com a segunda dose, há mais de cinco meses.

Locais de vacinação, diariamente:

* Sala extra da antiga Rodoviária do Cassino, das 8h30min até 15h;
* Posto IV - Canalete, das 8h30min até 18h;
* Parque Marinha, das 8h30min às 16h;
* Posto Hidráulica, das 8h30min às às15h;
* Todos os demais Postos de Saúde, das 8h30min às 11h30min.
Locais de vacinação extras:
* Sexta-feira (17), das 13h30min às 16h30min, na Unidade Móvel de Saúde, que estará no Largo/Pio (Centro), na atividade "Covid e Ação Educativa contra o Câncer de Pele", ação realizada numa parceria da SMS e HU com a Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia Oncológica.
* Sexta-feira (17), das 17h às 20h, no Shopping Partage, apenas para pedestres.

Sem mortes por Covid-19

Neste domingo, Pelotas chegou ao terceiro dia consecutivo sem novos óbitos por Covid-19. Sem novas mortes, o município mantém a marca de 1.262 vidas perdidas em decorrência do coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 11 novos casos da doença nas últimas 24 horas, referentes a seis homens e cinco mulheres, com idades entre 12 e 69 anos. Desde o início da pandemia, já são 51.278 casos confirmados. Destes, 49.657 são considerados recuperados e 359 estão em isolamento. A SMS aguarda o resultado de 96 exames que estão em análise no Lacen/RS, na Unidade de Diagnóstico Molecular Covid-19 HE/UFPel e, também, pelo programa Testar RS.

Até o início da tarde deste domingo, 24 (26,4%) leitos estavam ocupados. São casos de moradores de Pelotas, internados no município e transferidos para outras cidades, além de residentes de outras localidades. Deste total, 13 estavam em leitos de UTI, o que representa 33,3% da capacidade.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para preservar a memória da fé Anterior

Para preservar a memória da fé

Projeto Duas Safras faz primeira colheita de cereais de inverno em sistemas de terras baixas Próximo

Projeto Duas Safras faz primeira colheita de cereais de inverno em sistemas de terras baixas

Deixe seu comentário