Vacinação
Semana de vacinação em Pelotas e Rio Grande
Municípios confirmam ações de imunização para primeira, segunda e terceira dose
A vacinação contra o coronavírus terá continuidade nas duas maiores cidades da Zona Sul nos próximos dias. Em Pelotas, a prefeitura informa que, a partir de hoje, pessoas que receberam a primeira dose com o imunizante da Janssen, entre os dias 28 de junho e 10 de julho, já podem receber o complemento (segunda dose) no Laboratório Municipal e no Shopping Pelotas, de segunda a sexta-feira, e na Escola Estadual Coronel Pedro Osório, no sábado.
Para completar o esquema vacinal é necessário que o cidadão tenha recebido a primeira dose de dois a seis meses antes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que gestantes e puérperas vacinadas com a Janssen devem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer no mesmo intervalo.
Quem ainda não recebeu a primeira, segunda ou terceira dose com outros imunizantes pode procurar os demais pontos selecionados para as aplicações, entre os dias 13 e 18 deste mês, para deixar a carteira de vacinação em dia.
Confira o cronograma
Segunda dose com a Janssen
- De segunda a sexta-feira
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h
- Aos Sábados
* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h
1ª, 2ª e 3ª dose
- De segunda a sexta-feira
* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h - exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)
* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto - das 8h30min às 15h
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h
- Aos sábados
* Na Escola Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h
Imunização em vários locais
O calendário divulgado pela Secretaria de Município da Saúde (SMS) para vacinação contra a Covid-19 prevê a aplicação das doses, a partir hoje e até sexta-feira em Rio Grande. Vão ser oferecidas vacinas para quem necessita da primeira, segunda ou terceira dose e tenham a partir de 12 anos. Para a terceira dose, a pessoa deve comprovar que recebeu a segunda aplicação, há mais de cinco meses.
A segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer estará disponível para pessoas que foram vacinadas com a primeira dose até 17 de outubro. Para quem recebeu a vacina de dose única da Janssen, ainda não está liberada a dose de reforço deste imunizante. Hoje, porém, a SMS vai receber 2.800 doses da Janssen que serão aplicadas, inicialmente, em trabalhadores nas indústrias. Todos serão chamados pela Secretaria para serem imunizados com a dose de reforço.
Confira grupos e cronograma
- Dose 1 e Dose 2, para adolescentes de 12 até 17 anos; e para quem tem 18 anos ou mais;
- Dose reforço (terceira) para imunocomprometidos, vacinados com a segunda dose, há mais de 30 dias, que comprovem a comorbidade;
- Dose reforço (terceira) para pessoas de 18 e até 59 anos, vacinadas com CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, há mais de cinco meses
- Dose reforço (terceira) para idosos de 60 anos ou mais, vacinados com a segunda dose, há mais de cinco meses.
Locais de vacinação, diariamente:
* Sala extra da antiga Rodoviária do Cassino, das 8h30min até 15h;
* Posto IV - Canalete, das 8h30min até 18h;
* Parque Marinha, das 8h30min às 16h;
* Posto Hidráulica, das 8h30min às às15h;
* Todos os demais Postos de Saúde, das 8h30min às 11h30min.
Locais de vacinação extras:
* Sexta-feira (17), das 13h30min às 16h30min, na Unidade Móvel de Saúde, que estará no Largo/Pio (Centro), na atividade "Covid e Ação Educativa contra o Câncer de Pele", ação realizada numa parceria da SMS e HU com a Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia Oncológica.
* Sexta-feira (17), das 17h às 20h, no Shopping Partage, apenas para pedestres.
Sem mortes por Covid-19
Neste domingo, Pelotas chegou ao terceiro dia consecutivo sem novos óbitos por Covid-19. Sem novas mortes, o município mantém a marca de 1.262 vidas perdidas em decorrência do coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 11 novos casos da doença nas últimas 24 horas, referentes a seis homens e cinco mulheres, com idades entre 12 e 69 anos. Desde o início da pandemia, já são 51.278 casos confirmados. Destes, 49.657 são considerados recuperados e 359 estão em isolamento. A SMS aguarda o resultado de 96 exames que estão em análise no Lacen/RS, na Unidade de Diagnóstico Molecular Covid-19 HE/UFPel e, também, pelo programa Testar RS.
Até o início da tarde deste domingo, 24 (26,4%) leitos estavam ocupados. São casos de moradores de Pelotas, internados no município e transferidos para outras cidades, além de residentes de outras localidades. Deste total, 13 estavam em leitos de UTI, o que representa 33,3% da capacidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário