Safra
Semana para comprar uva em Pelotas
Neste sábado, produtores vendem cachos no Largo Edmar Fetter, no Mercado Central, e na Praia do Laranjal
Carlos Queiroz -
Começaram neste sábado as feiras de venda de uva em Pelotas. Organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), bancas estarão em diversos pontos da cidade até o dia 10. Com isso, a população pode comprar a fruta direto com os produtores, responsáveis pelas bancas e pela bela produção da safra 2019.
Na manhã deste sábado, o movimento foi intenso na banca montada no Largo Edmar Fetter, no Mercado Central. Com preços em contas e com as frutas frescas, quem passava era atraído pelo aroma de niágaras rosadas e brancas. As feiras acontecem até o dia 10 de fevereiro das 10h às 17h.
A banca instalada no Mercado Central será a única fixa. As outras se revezam entre as Três Vendas, Guabiroba, Fragata, Lindoia, Laranjal e Areal. A uva é comercializada em dois tipos de embalagens: uma com cerca de 1,3 kg por R$5,00 e outra com cerca de 2,5 kg por R$10,00. São duas variedades de niágara.
“Esperamos colher 70 toneladas neste ano”, estima a produtora Istela Ribes, 28 anos, e moradora da Colônia Santo Antônio, no 7ª Distrito de Pelotas. Ela e a família, conta, passam o ano em função do parreiral dando todos os cuidados necessários para que a fruta seja de boa qualidade na mesa do consumidor.
No próximo dia 3 de fevereiro será realizada a 9ª Abertura Oficial da Colheita da Uva. Neste ano, o evento será na propriedade de Rafael Boher, na Colônia São Manoel, no 8º Distrito.
“Melhor que é daqui”
Morador do Porto, Josué da Cunha, 45 anos, aproveitou a manhã para alguns afazeres no centro. Quando passou pelo Mercado Central, foi atraído pela banca e elogiou a qualidade dos cachos. “Que bom que os produtores daqui da cidade estão plantando uva, temos muito potencial nisso. Temos as condições climáticas e terra fértil pra produzir”, comentou entusiasmado. Ele levou quase 5 kg de uva para casa.
Outro que aproveitou a banca no local foi Roberto Dias, 79. “Eu gosto de tudo o que é fruta, sou um papa frutas”, brincou. Bem de saúde, ele conta que o segredo é cuidar da alimentação e consumir muita fruta todos os dias.
Pontos e dias de venda:
- Mercado Central - de 28/1 a 2/2 e de 4/2 a 9/2
- Laranjal - avenida Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina Rio Grande do Sul - dias 26/1, 27/1, 2/2, 9/2 e 10/2
- Terra Nova, nas Três Vendas) - segundas-feiras (dias 28/1 e 4/2)
- Guabiroba (Fragata) - terças-feiras (29/1 e 5/2
- Fragata (avenida Duque de Caxias) - quartas-feiras (30/1 e 6/2)
- Lindoia (Três Vendas) - quintas-feiras (31/1 e 7/2)
- Big (proximidades da rótula) - sextas-feiras (1/2 e 8/2)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário