Safra

Semana para comprar uva em Pelotas

Neste sábado, produtores vendem cachos no Largo Edmar Fetter, no Mercado Central, e na Praia do Laranjal

Carlos Queiroz -

Começaram neste sábado as feiras de venda de uva em Pelotas. Organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), bancas estarão em diversos pontos da cidade até o dia 10. Com isso, a população pode comprar a fruta direto com os produtores, responsáveis pelas bancas e pela bela produção da safra 2019.

Na manhã deste sábado, o movimento foi intenso na banca montada no Largo Edmar Fetter, no Mercado Central. Com preços em contas e com as frutas frescas, quem passava era atraído pelo aroma de niágaras rosadas e brancas. As feiras acontecem até o dia 10 de fevereiro das 10h às 17h.

A banca instalada no Mercado Central será a única fixa. As outras se revezam entre as Três Vendas, Guabiroba, Fragata, Lindoia, Laranjal e Areal. A uva é comercializada em dois tipos de embalagens: uma com cerca de 1,3 kg por R$5,00 e outra com cerca de 2,5 kg por R$10,00. São duas variedades de niágara.

“Esperamos colher 70 toneladas neste ano”, estima a produtora Istela Ribes, 28 anos, e moradora da Colônia Santo Antônio, no 7ª Distrito de Pelotas. Ela e a família, conta, passam o ano em função do parreiral dando todos os cuidados necessários para que a fruta seja de boa qualidade na mesa do consumidor.

No próximo dia 3 de fevereiro será realizada a 9ª Abertura Oficial da Colheita da Uva. Neste ano, o evento será na propriedade de Rafael Boher, na Colônia São Manoel, no 8º Distrito.

“Melhor que é daqui”
Morador do Porto, Josué da Cunha, 45 anos, aproveitou a manhã para alguns afazeres no centro. Quando passou pelo Mercado Central, foi atraído pela banca e elogiou a qualidade dos cachos. “Que bom que os produtores daqui da cidade estão plantando uva, temos muito potencial nisso. Temos as condições climáticas e terra fértil pra produzir”, comentou entusiasmado. Ele levou quase 5 kg de uva para casa.

Outro que aproveitou a banca no local foi Roberto Dias, 79. “Eu gosto de tudo o que é fruta, sou um papa frutas”, brincou. Bem de saúde, ele conta que o segredo é cuidar da alimentação e consumir muita fruta todos os dias.

Pontos e dias de venda:

- Mercado Central - de 28/1 a 2/2 e de 4/2 a 9/2
- Laranjal - avenida Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina Rio Grande do Sul - dias 26/1, 27/1, 2/2, 9/2 e 10/2
- Terra Nova, nas Três Vendas) - segundas-feiras (dias 28/1 e 4/2)
- Guabiroba (Fragata) - terças-feiras (29/1 e 5/2
- Fragata (avenida Duque de Caxias) - quartas-feiras (30/1 e 6/2)
- Lindoia (Três Vendas) - quintas-feiras (31/1 e 7/2)
- Big (proximidades da rótula) - sextas-feiras (1/2 e 8/2)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 11 número de mortos em Brumadinho Anterior

Sobe para 11 número de mortos em Brumadinho

Estado faz levantamento de patrimônio no Castelo de Pedras Altas Próximo

Estado faz levantamento de patrimônio no Castelo de Pedras Altas

Deixe seu comentário