Mobilidade Urbana

Seminário debate o futuro do transporte público

Evento acontece ao longo desta terça-feira no auditório do Centro de Artes e Design da UFPel

As perspectivas para o transporte público serão discutidas ao longo desta terça-feira (26) no 2º Seminário Temático do Plano de Mobilidade Urbana. O evento começa às 8h15min e se estende até as 17h30min, com um intervalo de duas horas para almoço. As palestras com profissionais da área acontecem no auditório do Centro de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com entrada pela rua Álvaro Chaves entre Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant.

O evento irá debater as mudanças que a licitação do transporte coletivo trouxeram à cidade, além das expectativas para o futuro. O primeiro tema será abordado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) do município às 8h30min. O secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, irá falar sobre o segundo ponto a partir das 9h15min.

O panorama do transporte coletivo no Brasil será apresentado pelo superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o engenheiro civil Luiz Carlos Néspoli. A ANTP tem mais de 40 anos de existência e reúne todos os agentes envolvidos no setor: desde fabricantes e fornecedores até entidades públicas. O objetivo da organização é melhorar a qualidade do transporte público.

Néspoli afirma que o número de passageiros no transporte coletivo vem diminuindo porque as pessoas estão tendo outras opções de circulação. "O carro e a moto muito mais confortáveis e até mais baratas", comenta. Por outro lado, este sistema alternativo ainda não se consolidou porque é volátil. "O ônibus tem uma rota e um horário fixo", aponta.

Para o superintendente da ANTP, o desafio agora é fazer estes usuários retornarem a usar os coletivos. Segundo ele, os fatores que mais afastam o passageiro são o itinerário demorado e a falta de qualidade do serviço. "Se o gestor tiver o domínio do sistema de transporte, ele tem condições de melhorá-lo", frisa. A implantação de corredores de ônibus e centrais de controle são importantes aliados para diminuir o tempo gasto nos trajetos o que, para Néspoli, atrairia o usuário.

O uso de tecnologias, como a bilhetagem eletrônica, também facilitam o dia a dia no transporte coletivo. Além de otimizar o tempo, proporciona mais segurança aos trabalhadores e usuários. "A tendência é de que em um futuro breve o dinheiro não seja mais aceito", acredita Luiz Carlos. Ter um transporte coletivo eficiente é essencial para melhorar a qualidade de vida nas cidades. "Só assim conseguiremos diminuir o número de acidentes, os congestionamentos e os níveis de poluição", pontua.

O seminário é gratuito e aberto à população. Após as palestras, o público presente será convidado a se reunir em grupos e discutir o que foi apresentado. O objetivo é descobrir o que a comunidade espera do transporte público nos próximos anos. Além deste seminário, outras duas audiências públicas estão marcadas para as próximas quintas-feiras. No dia 28 o debate será no Laranjal, às 19h, e no dia 5 de julho será no Centro, no mesmo horário.

Programação
8h15min abertura
8h30min o engenheiro civil e secretário municipal de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, fala sobre o transporte coletivo pós-licitação
9h15min o secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, aborda a expectativa e perspectiva da área no município
10h intervalo
10h15min o engenheiro civil e superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Néspoli, trata do panorama do transporte público no Brasil
12h intervalo
14h o superintendente da ANTP fala sobre as características dos sistemas de transportes, seus atributos, tipos e o processo de seleção
16h intervalo
16h15min trabalho em grupo
17h30min encerramento

Transporte coletivo em números
220 ônibus
12 microônibus
3 milhões de passageiros/mês (incluindo pagantes, não-pagantes e descontos)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Futuro da Ecovix passa por assembleia Anterior

Futuro da Ecovix passa por assembleia

Loja Vazia volta ao Shopping Pelotas Próximo

Loja Vazia volta ao Shopping Pelotas

Deixe seu comentário