Chuva

Sequência de dias chuvosos deixa marcas em Pelotas

Houve registro de árvores caídas, casas sem luz e até uma ponte interditada após o temporal de sexta-feira

Divulgação -

Em 18 dias, Pelotas registrou 345 milímetros de chuva. O número é três vezes o esperado para o mês de janeiro. Somente na sexta-feira, foram 115 milímetros contabilizados no pluviômetro da Barragem Santa Bárbara. Não há desabrigados, desalojados ou feridos, de acordo com a Defesa Civil.

O temporal - que se estendeu até a madrugada de sábado - inundou ruas, derrubou árvores e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica em vários bairros. Alguns pontos da cidade ficaram inacessíveis e muitos moradores precisaram buscar refúgio na casa de amigos ou familiares. No Laranjal, um dos bairros mais atingidos, os banheiros químicos “passearam” pela avenida principal, tamanho o volume de água e a força do vento. A estrutura do Sesc também foi danificada. A avenida Espírito Santo, que liga o Balneário dos Prazeres à Colônia de Pescadores Z-3, ficou submersa. 

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel) apontou a passagem de um ciclone na Região Sul do Estado. Secretarias municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros tiveram um fim de semana de muito trabalho. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Pelotas, Paulo Darci dos Santos, mais de 40 árvores caíram e duas casas foram destelhadas com os fortes ventos. Árvores tombaram sobre quatro casas - entre elas, um estabelecimento comercial. Paulo Darci reforça que o trabalho de remoção de árvores derrubadas seguirá durante a semana.

Interdição

No domingo, uma ponte foi interditada na rua Vinte, no Dunas. A medida foi tomada em função dos danos causados à estrutura depois do temporal. A interdição não afeta o trânsito na região, considerando que a ponte permite o acesso, quase que exclusivo, à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Deogar Soares.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS Anterior

Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS

Inscrições do Sisu abrem amanhã Próximo

Inscrições do Sisu abrem amanhã

Deixe seu comentário