Feriado
Serviços essenciais mantidos na virada do ano
Final de semana prolongado terá atendimento indispensável à população pelotense
Os setores que prestam serviços essenciais à população, como saúde, segurança, transporte, assistência social, saneamento e outros, não deixarão de atender no fim de semana prolongado, dedicado às comemorações do Ano Novo - Dia da Confraternização Universal. Tanto na véspera (31), como no sábado (1º) e no domingo (2), estabelecimentos e equipes estarão de prontidão para acolher a demanda de usuários do atendimento público em Pelotas.
A prefeitura mantém a orientação para o uso obrigatório de máscara em locais públicos, para a higienização constante das mãos e para que sejam evitadas aglomerações, como forma de prevenção à saúde. Além disso, reforça o apelo da Segurança e do Trânsito: quem ingerir bebidas alcoólicas não pode assumir o volante de veículos.
Na sexta-feira, o dia será de ponto facultativo nas repartições públicas municipais, conforme o Decreto 6.514/202. Os serviços considerados essenciais não serão suspensos. No dia 1º de janeiro, Pelotas acompanha o feriado internacional comemorativo ao Dia da Paz Mundial.
Saiba o que vai funcionar, locais e horários
Saúde
* Vacinação - não haverá vacinação na sexta-feira, no sábado e no domingo. Na segunda-feira (3), as aplicações serão disponibilizadas nos locais e horários habituais em toda a cidade
* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) - atendimento 24 horas à rua Barão de Santa Tecla, 834.
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal - funcionamento 24 horas à avenida Ferreira Viana, 2.231
* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) - expediente ininterrupto à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos com sintomas gripais. Crianças devem ser encaminhadas ao Pronto Socorro.
* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - atendimento 24 horas. Contato pelo telefone 192
* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes - atenderá na sexta-feira das 8h às 18h. No sábado de Ano Novo, estará fechada
* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia - não abrirá na sexta-feira e no fim de semana
* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - não funcionarão na sexta-feira, retornando às atividades, nos horários habituais, na segunda-feira
* Hemocentro Regional - não haverá coleta de sangue na véspera de Ano Novo, mas o setor de distribuição para estabelecimentos hospitalares permanecerá com funcionamento ininterrupto. As doações podem ser feitas a partir de segunda-feira (3)
* Farmácia Central e distritais - não abrirão na sexta-feira, véspera de Ano Novo
Sanep
* Departamentos de Água, Esgoto, Drenagem e Eletromecânica - na sexta-feira, no sábado e no domingo haverá plantão para atendimento de emergências. Contato pelos telefones 115
* Recolhimento de lixo - no dia 31, a coleta orgânica, porta a porta, terá o início do turno da manhã antecipado para as 6h e o início do turno da noite antecipado para as 15h. A conteinerizada terá o turno da manhã em horário normal e o início do da noite antecipado para as 19h. A coleta seletiva será normal. No dia 1º, os horários serão normais de todas as modalidades
* Ecopontos – abertos na sexta-feira das 8h ao meio-dia. No sábado, estarão fechados.
* Atendimento na sede - estará fechada na sexta-feira, retornando na segunda-feira.
Mercado Central
* Mercado estará aberto, no dia 31, até as 17h. Não abrirá no dia 1º.
Pop Center
* Aberto no dia 31 das 9h às 17h. Fechado no sábado.
Feiras livres
* As feiras livres de sábado, dia da Confraternização Universal, foram antecipadas para sexta-feira (31), nos locais e horários habituais.
Transporte coletivo
* Ônibus urbanos e rurais - na sexta-feira os horários de circulação dos coletivos serão os de sábado. No sábado e no domingo será cumprida a mesma tabela de domingos. As grades podem ser conferidas nos sites www.pratipelotas.com.br e www.empresasantacruz.com.br.
* Ônibus intermunicipais - a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) funcionará normalmente e haverá ônibus de reforço, se necessário, para atender à demanda de usuários que se deslocam entre os municípios para a confraternização de fim de ano. O Setor de Passagens atenderá das 4h30min às 23h30min, na sexta-feira e no sábado. O de Encomendas estará aberto, no dia 31, das 6h30min às 20h30min e, nos dias 1º e 2, das 9h às 15h
Assistência Social
* Casa de Passagem - localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá atendimento durante 24 horas todos os dias. Telefone: (53) 3279-3154.
* Centro Pop - não abrirá na sexta-feira
* Restaurante Popular - funcionará normalmente na sexta-feira. Não abrirá no sábado e no domingo
Segurança
* Defesa Civil - atendimento 24 horas. Telefone 146
* Guarda Municipal - efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153
* Agentes de Trânsito - expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento pelos telefones (53) 3227-5402 ou (53) 99118-8402
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário