Evento
Serviços públicos vão para o bairro
Atividade oficial da prefeitura chegou à sua 5ª edição
Carlos Queiroz -
A praça na esquina das ruas General Osório e João Manoel recebeu, durante este sábado, a 5ª edição do Bairro da Gente, evento realizado pelo Executivo nos bairros e vilas de Pelotas. Na programação, uma audiência com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e acesso a serviços públicos que se instalaram no local. Marcado para iniciar às 10h, o evento foi até às 16h.
Com distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e refrigerante, as crianças se divertiram também em brinquedos montados no extenso gramado junto ao reservatório de água do Sanep. Na prática, o evento leva secretarias e serviços públicos para mais perto do cidadão. Foi o caso de Carmen Carvalho, 60, que quer diminuir o preço de sua conta de água. "Antes a gente gastava R$30, agora está mais de R$80. Aumenta o preço das coisas e nosso salário não", reclamou a moradora. Sendo atendida por funcionários da autarquia, Carmen buscava ser inserida na taxa social, prevista para beneficiários do programa Bolsa Família.
Era o mesmo caso do trabalhador da construção civil, Antônio Carlos Silveira, 52. Sua água foi recentemente cortada em função de não ter conseguido arcar com a despesa. "Nem sempre tem trabalho e a conta ficou cara", contou Silveira.
Com distribuição gratuita de pipoca, refrigerante e algodão doce, muitas crianças aproveitaram o dia em brinquedos espalhados pelo gramado do espaço. Muitos faziam fila para cortar o cabelo de graça, através de parceiros do evento. Também foi disponibilizado para a população, de forma gratuita, erva-mate para mateada e testes de visão.
Serviços públicos
As secretarias também estavam presentes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confeccionava cartões SUS e dava orientações sobre como escovar os dentes com uma boca gigante montada no local. A Secretaria de Assistência Social (SAS) também dava orientações sobre o Cadastro Único e o programa Bolsa Família e prestava informações sobre o Família Acolhedora, outro projeto desenvolvido pela SAS.
A Secretaria de Educação e Desporto (Smed), disponibilizou para as crianças brinquedos infláveis, biblioteca e desenhos para colorir.
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) recolhia lixo eletrônico e a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) fazia carteirinhas de idosos para estacionamento na área central, além da Escolinha de Trânsito, ministrada por Agentes de Trânsito.
A Secretaria de Habitação prestava informações sobre o Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária, além do Sanep, que distribuiu água quente e gelada, algodão doce e pipoca, além de informações e serviços. Parceiros da iniciativa privada também prestaram serviços para a população.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário