Pandemia
Sete pessoas já foram curadas da Covid-19 em Pelotas
Nesta quarta-feira, dois novos casos de coronavírus foram confirmados na cidade; mãe e filho viajaram recentemente para o Nordeste
Pelotas registrou dois novos casos confirmados da Covid-19, chegando a 13 no município. Uma idosa, de 61 anos, e seu filho, de 23 anos, realizaram os exames em um laboratório privado, credenciado ao Ministério da Saúde, conforme informações do boletim diário divulgado pela prefeitura. Ambos estiveram na região nordeste, recentemente. No momento, a mulher está internada em um hospital privado do município, isolada de outros paciente e sem auxílio do respirador, enquanto o jovem, assintomático, permanece em isolamento domiciliar. No total, sete pessoas já foram curadas da doença no município, sendo um homem, de 55 anos, e seis mulheres, entre 51 e 71 anos.
Ainda segundo a prefeitura, três pacientes, uma mulher de 79 anos, e dois homens, de 54 anos e 91 anos, seguem em atendimento no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas, em ala destinada aos casos de Covid-19, e esperam o resultado de análise realizada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Ao todo, seis exames ainda aguardam análise do Laboratório. Três pessoas com casos confirmados da doença estão em isolamento domiciliar, e um idoso, de 71 anos, segue internado em hospital de Porto Alegre. No Capão do Leão, dois casos que estavam em analise foram descartados. O município conta com um caso confirmado de pessoa infectada pelo novo Coronavírus. A região possui 23 casos confirmados e 20 permanecem em análise.
Reabertura do comércio em Bagé
Em Bagé, que conta com 28 casos confirmados da Covid-19, o comércio será retomado. O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (15), pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB). O novo decreto prevê a reabertura de estabelecimentos comerciais em geral no município, que poderão funcionar em horário reduzido de segunda à sábado, das 13h às 18h30. O atendimento deve considerar a proporção de um cliente para cada funcionário, além da manutenção de distanciamento social. Os funcionários também deverão utilizar máscaras. Caberá aos estabelecimentos, a higienização do ambiente, a disponibilização de álcool gel, a manutenção da circulação de ar e o atendimento em horário diferenciado de idosos e pessoas do grupo de risco. A fiscalização será feita por agentes da prefeitura, que estarão em cada quadra comercial, de modo a certificar o cumprimento das medidas. Uma cartilha com orientações também será distribuída aos estabelecimentos, com padrões de métodos de segurança, indicando ações como a utilização de equipamentos de proteção e distância mínima entre as pessoas. Em caso de descumprimento, o estabelecimento ficará sujeito à multa, variando de uma a 50 Unidades de Referência Padrão (URP), de R$ 900,00 a mais de R$ 48 mil.
"A cidade de Bagé completou 26 dias de isolamento, portanto é um município que alcançou êxito nos seus resultados através do isolamento social", afirmou Lara, que destacou a agilidade de aplicação das medidas logo após o surgimento do primeiro caso no município, em 18 de março. Ele lembrou, também, que a cidade não registrou nenhum óbito em decorrência da doença e que a participação de membros da Unipampa, contribuem com a projeção da incidência da doença no município, auxiliando na tomada de medidas contra a propagação da Covid-19. "Conseguimos vencer uma batalha, mas a guerra irá continuar", afirmou o secretário de Saúde de Bagé, Mário Kallil. Segundo ele, o município conseguiu achatar a curva de contaminação, mas o vírus ainda permanece. Dessa forma, caso a situação seja alterada, ele apontou que pode solicitar ao prefeito um novo endurecimento em medidas de isolamento da população.
Na ocasião, foi anunciada, ainda, a ampliação no horário de atendimento de supermercados, que poderão funcionar de segunda à sábado das 8h às 20h, e das 8h às 13h aos domingos, com lotação máxima de 30%, e de Postos de Combustíveis, que poderão abrir aos domingos, das 8h às 13h, e de segunda à sábado, das 7h às 19h. Restaurantes e lancherias poderão abrir até às 22h mantendo a distância de dois metros entre mesas, e higienizando o ambiente e objetos como louças e talheres. Bancos deverão funcionar das 10h às 14h, com lotação de 50% da capacidade de acordo com o alvará, e promovendo atendimento diferenciado. Permanecem cancelados eventos realizados em locais fechados e abertos, e suspensas atividades em escolas, municipais e particulares, clubes, parques infantis, casa de festas, cursos presenciais, casas noturnas, cinemas, bares e outros. O chefe do executivo de Bagé também anunciou que, estão previstas, para a próxima semana, medidas para o funcionamento de academias.
RS chega a 19 óbitos
O RS registrou o 19º óbito Por Coronavírus. A vítima é um idoso de 63 anos, do município de Serafina Côrrea, que viajou para o Paraguai, e apresentava pneumopatia crônica. Ele estava internado no Hospital Tachinni, em Bento Gonçalves, desde o dia 13 de março. O número de casos confirmados nesta quarta-feira também aumentou, chegando a 762, com 43 novos, sendo 24 em Porto Alegre. No total, 91 municípios registram casos de infecção pela doença no Estado.
No país são 28 mil casos
Em todo o Brasil, foram registrados 3.058 novos casos da Covid-19. O número representa um recorde de pessoas infectadas em 24 horas. No total, são 28.320 casos confirmados, segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta, o que representa um aumento de 12% em relação a última terça-feira, quando eram 25.262. O número de mortes também subiu, chegando a 1.736 óbitos no país. Foram 204 novas mortes em relação ao dia anterior, o que representa um aumento de 13% em relação ao total da última terça, quando o número chegou a 1.532 mortes. São Paulo segue com o maior número de casos, 11.043, e de mortes, 778. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 73% dos óbitos ocorridos pela doença no país foram em pessoas com mais de 60 anos, e outros 73% apresentavam pelo menos um fator de risco. No mundo, mais de 123 mil pessoas já foram a óbitos em decorrência da doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, e outras 1,9 milhões foram contaminadas, segundo a Organização Mundial da Saúde.
-150430Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário