Qualidade
Sinal analógico será desligado em um mês
Canais de TV aberta ficarão disponíveis apenas através da plataforma digital e quem não se adaptar, ficará sem o serviço
Resta apenas um mês para o desligamento do sinal analógico de televisão em 11 municípios da região. A medida vale a partir do dia 28 de novembro e mudará a forma de assistir aos canais de televisão aberta, passando a oferecer um produto de maior qualidade de imagem e som, além de inclusivo. Até lá, o Seja Digital, empresa criada para auxiliar na transição, estará distribuindo kits, ajudando na instalação e sanando dúvidas da população.
A dica para o público é não deixar para a última hora, reforça a gerente regional do Seja Digital, Márcia Cavalcante. Neste período, ainda há mais de 20 mil kits a serem distribuídos; 7,9 mil para Pelotas, sete mil para Rio Grande e 13,1 mil para os municípios restantes: Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul, Turuçu e São José do Norte. No país, 1,3 mil cidades terão o sinal desligado até o final deste ano. Locais como a região Metropolitana do Estado já passaram pela mudança, que deverá abranger todo o país até 2023.
A mudança proporcionará à população o acesso de som e imagem de maior qualidade, sem chuviscos, com alta definição, guia de programação, interatividade e inclusivo. A longo prazo, Márcia garante que a mudança influenciará também na qualidade de internet, uma vez que atualmente ambos ocupam a mesma faixa de transmissão e esta liberação proporcionará melhoria na transmissão do sinal.
Os aparelhos televisores possuem a letra A com aviso para lembrar o público que o prazo está na reta final, assim como uma cartela de cores mostrando o tempo restante para o desligamento. A coordenadora ressalta que é importante a pessoa saber se precisa ou não passar pela adaptação. Televisões de tela fina, compradas de 2010 pra cá, e clientes de serviços como antena parabólica ou TV por assinatura não precisam adaptar-se, por exemplo.
Os mutirões de instalação têm sido intensificados nos bairros. Neste sábado, das 11h às 17h, o Fragata receberá a Caravana Seja Digital, na praça Alberto Gomes Maia. Além do agendamento para retirada de kits, haverá consultoria para tirar dúvidas e atrações culturais. Também no sábado, o loteamento Getúlio Vargas receberá as equipes para auxiliar na instalação. Márcia ressalta a necessidade de ter o kit instalado, pois algumas pessoas retiram, mas acabam não concluindo o processo.
Quem pode retirar o kit?
Os aparelhos são vendidos e também serão distribuídos para beneficiários de cerca de 20 programas do governo federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A gratuidade e outras dúvidas podem ser verificadas em ações públicas, no site www.sejadigital.com.br, pelo telefone 147 e também nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Além do conversor, uma antena externa do tipo UHF faz parte do kit. Depois de instalados, uma busca de canais identificará quais estarão disponíveis. A sugestão é de que seja chamado um profissional para realizar a instalação, pois questões como o apontamento da antena podem interferir diretamente na qualidade da transmissão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário