Sexta de mobilização

Sindicatos ligados à UFPel mantêm mobilizações

Reuniões hoje e amanhã definem as ações da próxima sexta-feira; servidores podem deflagrar greve

Jô Folha -

As mobilizações de sindicatos ligados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terão agenda ativa nas próximas semanas, seguindo a pauta nacional de ações dos servidores públicos contra medidas tomadas pelo governo federal.

O Sindicato dos Docentes (Adufpel) terá nesta terça-feira (24) uma reunião para definir seus atos para a próxima sexta-feira, quando ocorrerá o Dia de Mobilização em Defesa dos Serviços Públicos, em todo o país. A presidente Fabiane Tejada ressalta que as maiores movimentações devem ocorrer nas capitais nacionais, mas em Pelotas algumas manifestações também devem ser feitas.

Para os atos do dia 10 de novembro, a ideia é mobilizar-se com outras categorias de servidores, como estaduais e municipais. Como o ato tende a ser maior, uma reunião no dia 8 definirá as deliberações. Palestras e mobilizações conjuntas nas ruas deverão dar o tom à paralisação. A tônica deve se manter a mesma, de acordo com a presidente. A retirada das reformas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB), além da revogação da lei trabalhista e o fim da retirada de direitos.

O sucateamento das instituições públicas e dos cargos públicos é uma das maiores preocupações do sindicato, segundo Fabiane. "A situação (financeira da UFPel) é difícil. Estamos apreensivos." Reuniões entre Reitoria, sindicatos e DCE da UFPel deverão dar o panorama da situação para o próximo ano.

Já a Asufpel, através de seu coordenador de divulgação e imprensa, Jorge Flores, ressalta que também fará uma assembleia, na quarta-feira às 8h, para definir os atos da próxima sexta.

Greve
Em reunião na tarde do último domingo, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) definiu pela deflagração de greve a partir do dia 10 de novembro. Na reunião de quarta, a Asufpel irá definir sua posição. O coordenador Jorge Flores afirma que, em geral, a categoria ainda está dividida, com 19 sindicatos já tendo decidido pela adesão e 24 em estado de greve. A direção ainda não definiu qual será sua posição de voto.

Os servidores técnico-administrativos da UFPel estão em estado de greve desde o dia 5 de novembro, quando definiram a posição em assembleia. Um ato no dia 14 deu início às mobilizações.

Palestra
Nesta terça-feira às 17h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb), a Asufpel promove palestra com Leandro Madureira, advogado e assessor do Andes, sobre As perdas históricas e as novas ameaças aos direitos da aposentadoria.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Voluntários de Pelotas no Outubro Rosa e Novembro Azul

Guarda Municipal ganhará reforço Próximo

Guarda Municipal ganhará reforço

Deixe seu comentário