Pandemia

Sobe para 13 os casos de Covid-19 em Pelotas

Duas mulheres tiveram os exames confirmados em laboratório particular; números também crescem em Canguçu e Bagé

Jô Folha -

O número de casos da Covid-19 em Pelotas voltou a subir. Nesta sexta-feira (17), duas mulheres, residentes no município, tiveram os exames confirmados para a doença, realizados por laboratório credenciado ao Ministério da Saúde. A informação foi divulgada no boletim diário da prefeitura. Uma das infectadas, de 32 anos, apresentou sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar. A outra paciente não teve a idade revelada e está internada em um hospital de Porto Alegre.

Dos 13 casos no município, sete foram considerados curados. Além dos dois novos registrados, outros três estão em isolamento domiciliar, e um homem, de 71 anos segue internado em hospital de Porto Alegre. Dois moradores de outros municípios também seguem internados em Pelotas, sendo uma mulher de 61 anos, e um homem, 70 anos, que está no Hospital Escola da UFPel. No mesmo local também está uma idosa, de 77 anos, ainda sob suspeita de estar com a Covid-19.

Rio Grande libera tele-entrega nos comércios

Em Rio Grande, as quatro pessoas com casos da doença já estão recuperadas. Conforme o secretário de saúde do município, Maicon Lemos, no momento, a estrutura para o enfrentamento da Covid-19 conta com dez leitos de UTI adulto e 47 leitos de retaguarda clínica na Santa Casa de Rio Grande, um leito de UTI pediátrica e 47 leitos de retaguarda clínica no Hospital Universitário da Furg, além de uma unidade de triagem municipal na emergência da Santa Casa. A expectativa é que a capacidade possa ser ampliada, por estruturas que estão sendo pleiteadas junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde, sendo 45 leitos de retaguarda clínica no hospital de Cardiologia da Santa Casa, 21 leitos na UPA da Junção, a habilitação da UTI Covid-19 na Santa Casa, além de dez médicos do programa Mais Médicos.

Em coletiva de imprensa realizada na sexta, o prefeito do município, Alexandre Lindenmeyer (PT), anunciou a assinatura de um decreto que libera o funcionamento de estabelecimentos comerciais somente na modalidade de tele-entrega, que estava restrita aos estabelecimentos de alimentação. O atendimento presencial permanece suspenso. Para o funcionamento, será necessário o cumprimento de requisitos, como a utilização de máscaras pelos funcionários e gestores dos locais, além de medidas de prevenção que constam em decreto estadual. O chefe do executivo de Rio Grande afirmou que a decisão é baseada em evidências científicas, que demonstram a importância da manutenção do isolamento social, além da espera por equipamentos e recursos por parte dos governos Estadual e Federal, no intuito de promover uma retaguarda no sistema de saúde municipal, para o atendimento à população. Lindenmeyer lembrou que a taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais é plena durante o inverno, segundo dados do Comitê técnico de saúde, o que reforça a necessidade da ampliação da capacidade de atendimento.

Até o momento, foram recebidos recursos de cerca de R$ 932 mil, oriundos do Ministério da Saúde. O prefeito também anunciou o envio de um ofício ao órgão, reiterando o pedido de habilitação de leitos pediátricos e adultos de UTI, de retaguarda, além de respiradores. Também foi anunciada a criação de um comitê para análise dos efeitos econômicos, sociais e fiscais, composto por membros das secretarias municipais, da Furg, e outras entidades e instituições do município. “Para tomadas de decisões nós temos que estar bem preparados”, afirmou o prefeito. 

Números crescem em Canguçu e Bagé

Em Canguçu, mais um caso foi confirmado, passando para três o número de pessoas com a Covid-19. O terceiro caso é de uma mulher, que realizou o teste rápido em um laboratório particular, após sentir sintomas gripais e ter avisado a Vigilância em Saúde do município - que orientou pelo isolamento domiciliar.

Bagé também registrou mais um caso. Um homem de 29 anos, esposo de uma enfermeira, que já havia sido infectada. Ele está em isolamento domiciliar e o quadro é estável. O município é o quarto com maior número de casos no Estado

Mais três mortes no Rio Grande do Sul

Mais três mortes em decorrência da Covid-19 foram registradas no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou que a vítima é um homem, de 52 anos, residente em Arroio do Sal, com histórico de doença cardíaca, que estava internado, desde o último dia 11, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, no litoral norte gaúcho. A morte ocorreu na quinta-feira. Outro óbito é o de um homem, de 71 anos, morador de Porto Alegre, que estava internado desde o dia 1º no Hospital Ernesto Dornelles. A terceira vítima é uma mulher, de 79 anos, que morava em Passo Fundo e morreu no último dia 13, no Hospital da Cidade, onde estava internada. No total são 24 mortes ocorridas em solo gaúcho. Até o final da tarde de sexta, haviam 831 casos confirmados da doença em 92 municípios. A maior incidência é Porto Alegre, com 367 casos, e oito óbitos. A taxa de letalidade em todo o Rio Grande do Sul é de 2,7%, a quinta menor do país.

Novo recorde diário de mortes no Brasil

Na balanço do Ministério da Saúde foram anunciadas 217 mortes em decorrência da Covid-19, um recorde em 24 horas. No total, são 2.141 óbitos em todo o país, um crescimento de 11% em relação à quinta-feira, quando eram 1.924. O aumento no número de casos foi de 10,7%, chegando à 33.682 confirmados, contra 30.425 do dia anterior. A taxa de letalidade do país é de 6,4%. Em São Paulo, o Estado com o maior número de casos confirmados e mortes pela Covid-19, a restrição da abertura de estabelecimentos não essenciais foi prorrogada até o próximo dia 10 de maio. No mundo, a doença já provocou a morte de mais de 139,5 mil pessoas, e já infectou mais de 2 milhões, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja os horários dos ônibus do fim de semana e feriado Anterior

Veja os horários dos ônibus do fim de semana e feriado

Tráfego de veículos será fiscalizado na praia e Dom Joaquim Próximo

Tráfego de veículos será fiscalizado na praia e Dom Joaquim

Deixe seu comentário