Foguete

SpaceX lança primeira missão tripulada nesta quarta

Lançamento que vai levar dois astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional põe fim à pausa feita pela Nasa em voos tripulados

A SpaceX, empresa de foguetes e veículos aeroespaciais do empresário Elon Musk, deve levar dois astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional na quarta-feira a partir da Flórida, encerrando o hiato de nove anos da Nasa em voos espaciais tripulados.

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que transportará os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, e seu foguete Falcon 9 devem decolar às 17h33 (horário de Brasília) na quarta-feira a partir da mesma plataforma de lançamento usada pela última missão de ônibus espacial da Nasa em 2011.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice Mike Pence acompanharão o lançamento pessoalmente, disse um porta-voz da Casa Branca.

"Bob e eu estamos trabalhando nesse programa há cinco anos, dia após dia", disse Hurley, 53 anos, quando ele e Behnken, 49 anos, chegaram ao Centro Espacial Kennedy na semana passada. "Tem sido uma maratona de várias maneiras, e é isso o que você espera ao desenvolver um veículo espacial com tripulação humana que possa ir e vir da Estação Espacial Internacional."

A Nasa, na esperança de estimular um mercado espacial comercial, concedeu US$ 3,1 bilhões à SpaceX e US$ 4,5 bilhões à Boeing para desenvolverem cápsulas espaciais.

O veículo CST-100 Starliner da Boeing não deve ter um lançamento tripulado até 2021.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sanep faz novo aprofundamento na Barragem nesta quarta-feira Anterior

Sanep faz novo aprofundamento na Barragem nesta quarta-feira

A única certeza é a dúvida Próximo

A única certeza é a dúvida

Deixe seu comentário