Alô, ETs!
Talvez não estejamos mesmo sozinhos
Nasa anuncia descoberta de sistema com sete planetas parecidos com a Terra
O telescópio espacial Spitzer da Nasa revelou nesta quarta-feira (22) o primeiro sistema conhecido de sete planetas do tamanho da Terra em torno de uma única estrela. Três desses planetas estão localizados em uma zona habitável, onde pode haver vida.
A descoberta estabelece um novo recorde para o maior número de planetas de zonas habitáveis encontrados em torno de uma única estrela fora do nosso sistema solar. Todos esses sete planetas poderiam ter água - chave para a vida como a conhecemos - sob as condições atmosféricas corretas, mas as chances são maiores com os três na região habitável.
"Esta revelação pode ser uma peça significativa no quebra-cabeças de encontrar ambientes habitáveis, lugares propícios para a vida", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Departamento de Missão Científica da agência em Washington. "Responder à pergunta 'estamos sozinhos?' é uma prioridade científica e encontrar tantos planetas como estes pela primeira vez na zona habitável é um passo notável em direção a esse objetivo", destaca.
O sistema de planetas está a cerca de 40 anos-luz (235 trilhões de milhas) da Terra, uma distância relativamente pequena em termos cósmicos. Alocalização é na constelação de Aquário. Como eles estão fora de nosso sistema solar, são cientificamente conhecidos como "exoplanetas".
Este sistema de exoplanetas é chamado de TRAPPIST-1, nomeado para os Planetas Transitando e Telescópio Planetesimals Small (TRAPPIST) no Chile. Em maio de 2016, pesquisadores usando TRAPPIST anunciaram ter descoberto três planetas no sistema. Os novos resultados foram publicados na revista Nature e anunciados em uma entrevista coletiva na sede da Nasa em Washington.
*Com informações da Nasa
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário