Conscientização

Tarde de coleta do lixo eletrônico

Uma das edições do ano passado da Feira de Arrecadação somou 5 toneladas de resíduos

Jô Folha -

A tarde desta quinta-feira (27) foi momento de levar materiais eletrônicos em desuso para o recolhimento na Feira de Arrecadação de Lixo Eletrônico ao lado da Casa da Praia do Sesc, na orla do Laranjal. Televisões de tubo, aparelhos de som, cabos e celulares foram os mais encontrados em meio aos produtos que um dia foram novos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Pelotas e a empresa ACS Resíduos Tecnológicos. No último ano foram três edições da campanha - sendo que uma somou cinco toneladas dos materiais.

Um dos itens que mais apareceu durante o recolhimento foi a televisão de tubo. Após o desligamento do sinal analógico e a mudança para o digital, os aparelhos ficaram obsoletos. Como afirma um dos funcionários da empresa, "a pessoa as vezes vem descartar o que tá incomodando em casa e não serve mais", como é exemplo do tipo de TV. Outro produto recorrente nas ações de arrecadação são os celulares. A grande demanda de aparelhos novos e a frequente troca de modelos entre os usuários acarreta no descarte.

Maria Helena de Lima, aposentada de 70 anos, foi uma das moradoras que levou uma televisão para a feira. Junto da filha, enfermeira Charlise de Lima, as duas comentaram sobre a necessidade do descarte correto de materiais eletrônicos. "Eu tomo o cuidado de não por na rua", salientou a aposentada. Em Pelotas são três os Ecopontos que recebem os materiais para encaminhamento com destino direto à reciclagem.

Após a arrecadação, os itens deixados pelos moradores são encaminhados ao desmanche. Essa etapa é feita pela empresa privada e assim, os itens são separados de acordo com a composição. A classificação também é feita pelas placas eletrônicas, encaminhadas para a reciclagem especializada. Já os demais resíduos, como plásticos, metais e vidros, vão para a reciclagem comum.

A chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Qualidade Ambiental, Viviane Xavier, explicou que a maior parcela dos rejeitos é composta por plásticos. Às vezes, uma impressora de seis quilos tem placa eletrônica de apenas 100 ou 200 gramas.

Os Ecopontos do município recebem os resíduos de itens recicláveis, incluindo móveis desmontados, restos de podas, resíduos de construção civil, plástico, papelão, vidro e metal. Confira os endereços e horários de atendimento:

- Ecoponto Centro - Avenida Juscelino Kubitschek, 3.195 - Funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h
- Ecoponto Fragata - Rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac. Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
- Ecoponto Laranjal - Rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde. Funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Também, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) possui convênio com seis Cooperativas conveniadas para triagem e comercialização de resíduos. Confira:

- Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do FRAGET: Rua Carlos Andrade, 260 - Fragata (em frente a UBS)
- Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços e Ação Social: Rua Ulisses Guimarães, 788 - Loteamento Dunas
- Cooperativa de Trabalho e Reciclagem: Avenida Pinheiro Machado, 2112 - Fragata
- Cooperativa de Trabalho dos Catadores da Vila Castilhos: Rua Doutor Amarante, 1.394/1404 - Vila Castilhos
- União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos: BR-392 quilômetro 64 Pavilhão II
- Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço: BR-392 quilômetro 73,5, 10.201 - Distrito Industrial

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado tem cinco novos casos autóctones de dengue Anterior

Estado tem cinco novos casos autóctones de dengue

Crise na Santa Casa deixa reflexos no Pronto-Socorro de Pelotas Próximo

Crise na Santa Casa deixa reflexos no Pronto-Socorro de Pelotas

Deixe seu comentário