Exemplo

Tarde para reforçar o estoque de sangue

Barraca da Saúde da UFPel promove mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional; atividade comemora um ano do projeto

Jô Folha -

O projeto de extensão Barraca da Saúde, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), completa um ano no próximo dia 17. E para comemorar a data, foi realizado um mutirão na tarde desta sexta-feira (13) para doação de sangue no Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel). A iniciativa levou 39 participantes do projeto para a instituição que, no momento, está com baixo estoque de bolsas de sangue, de todos os tipos.

"Ações que tragam doadores são sempre positivas", revela a enfermeira do Hemopel, Daniela Zanon. Ela afirma que períodos de chuva, como os últimos dias, contribuem para a queda do número de pessoas que se dirigem ao local e, consequentemente, com a baixa dos estoques. Por isso, iniciativas como a do Barraca da Saúde são fundamentais.

Conforme o coordenador do projeto, pelos estudantes, Gabriel Moura, a iniciativa é derivada de outros dois projetos anteriores da Faculdade de Enfermagem. A intenção, com a criação do novo projeto de extensão, seria reunir estudantes de diferentes cursos da UFPel, para promover a capacitação profissional juntamente com a prevenção da saúde de pessoas da comunidade externa, promovendo uma integração entre a Universidade e a população. Dessa forma, são desenvolvidas atividades que disponibilizam desde serviços de saúde até ações lúdicas de conscientização sobre assuntos que levem qualidade de vida para a população. De acordo com Moura, a ideia de realizar o mutirão para doação de sangue foi tomada em conjunto entre os integrantes do grupo, como forma de ajudar o próximo. "Essa ação é uma retribuição à comunidade", afirma.

Entre os participantes da ação estava o estudante do 9º ano do curso de Enfermagem, Sidnei Alves, 65, que afirmou ser doador frequente há muito tempo. "Desde o tempo em que pagavam para as pessoas." Ele destaca, no entanto, que o sentido humanitário das doações sempre prevaleceu, pois o ato é de extrema importância para todos. "Uma bolsa de sangue ajuda muita gente."

O projeto
O Barraca da Saúde é um projeto de extensão interdisciplinar do curso de Enfermagem da UFPel, coordenado pela professora Michele Mandaguá, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) da Universidade. O objetivo é promover a integração entre a UFPel e a comunidade externa. Atualmente, participam 135 alunos de 15 cursos da Universidade, como Educação Física, Química, Psicologia, Nutrição e outros. Desde o início do projeto, já foram desenvolvidas 54 atividades em sete municípios da Zona Sul. De acordo com Moura, parte das iniciativas é proposta pelos municípios interessados. Mais detalhes sobre o projeto podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pela página no Facebook: facebook.com/barracadasaudeufpel/

Seja um doador
O Hemocentro Regional de Pelotas abastece três instituições em Pelotas, o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), o Pronto-Socorro e a Beneficência Portuguesa, além de outros 13 municípios da região. As doações no local podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h e, no primeiro sábado do mês das 8h às 13h. Também é possível realizar o cadastro para doação de medula óssea, no mesmo horário. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569. Mais informações pelo telefone (53) 3222-3002.

Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, mais de 50 quilos, estar alimentado e evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação. Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar, desde que acompanhados de uma autorização dos pais. Pessoas com hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, malária, sífilis, Aids (HIV) e HTLV não podem realizar as doações. Em caso de gripe, febre ou resfriado é preciso esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-la novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Turuçu: Prefeito em exercício monitora transtornos causados pela chuva na cidade Anterior

Turuçu: Prefeito em exercício monitora transtornos causados pela chuva na cidade

Largo de Portugal marca início de requalificação de três vias Próximo

Largo de Portugal marca início de requalificação de três vias

Deixe seu comentário