Festas

Tempo bom, mas com poucas possibilidade de banho

Não deve chover nos festejos de Ano-novo, mas banhistas que optarem pelo Laranjal terão apenas dois pontos próprios para se refrescar

Carlos Queiroz -

Para aqueles que forem celebrar a virada do Ano-novo nas águas do Laranjal, que fiquem sabendo: são oito pontos impróprios para banho e apenas dois próprios. O parecer da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) foi divulgado na sexta-feira (29). Os locais próprios para o banho ficam localizados no ponto paralelo ao restaurante Santo Antônio, pela avenida Antônio Augusto Assumpção, e, na mata do Totó, no Balneário dos Prazeres. O documento foi elaborado por um engenheiro químico e uma tecnóloga em saneamento ambiental da pasta, com base em amostras coletadas pelo Sanep nos dias 22 de novembro e 4, 14, 19 e 26 de dezembro.

Também não é lá que a população irá encontrar o show dos fogos de artifício. A exemplo de 2016, a praia novamente não receberá queima de fogos. A lei 6.493, de agosto deste ano, proíbe fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com ruídos sonoros no município.

O tempo deve favorecer, pelo menos durante a virada, quem deseja festejar ao ar livre. De acordo com a MetSul Meteorologia, Pelotas terá um final de semana de calor e tempo abafado, com temperaturas próximas da casa dos 30º. As nuvens aparecem, mas sempre com sol. O domingo será especialmente abafado, mas sem chuva, que só deve chegar no final da madrugada de segunda-feira e continuar durante o dia. No extremo sul do Estado, a instabilidade pode chegar um pouco antes.

Na praia do Cassino, a maré deve estar baixa na noite de domingo, com ventos Nordeste e ondas de meio a um metro até o dia 1º. "Vai estar calmo, mas com bastante nebulosidade", alerta o supervisor de operações da Praticagem da Barra, no Porto de Rio Grande, Júlio Figueiredo.

Também pela manhã de sexta-feira, a dois dias da virada para 2018, a Rodoviária de Pelotas registrou pouco movimento de viajantes. Sem filas nos guichês, os locais mais escolhidos por quem chegava eram Porto Alegre, seguido de Rio Grande, Bagé e Jaguarão. Direto do Rio de Janeiro, o compositor de samba enredo Ubirajara Lemos estava saindo de Pelotas, após dois dias no município. Natural daqui, mora atualmente em Niterói e trabalha para a Unidos de Vila Isabel. Estava desde 1977 sem visitar a cidade. "Tá lindo demais. Eu me surpreendi", disse, citando o Centro Histórico como destaque. "Pude observar todos os detalhes. Pelotas tá um show", elogiou. Ele e a companheira estão a caminho de Porto Alegre e de lá irão para Tramandaí, onde passarão a virada com familiares.

Segundo funcionários da Rodoviária, o movimento está bastante fraco em relação ao Natal e também no comparativo com o ano passado. Porém, se necessário, as empresas devem colocar ônibus adicionais à frota para vencer a demanda.

Pontos impróprios
- Ponto 1: Pontal da Barra
- Ponto 2: Valverde - Trapiche
- Ponto 3: Valverde, em frente ao Aki Pizza
- Ponto 4: Santo Antônio - Avenida Antônio Augusto Assumpção esquina rua Bagé
- Ponto 5: Santo Antônio - Avenida Antônio Augusto Assumpção esquina Rio Grande do Sul
- Ponto 7: Santo Antônio - Hotel Praia Laranjal
- Ponto 8: Balneário dos Prazeres - Iemanjá
- Ponto 10: Colônia Z-3

Pontos próprios
- Ponto 6: avenida Antônio Augusto Assumpção, em frente ao restaurante Santo Antônio
- Ponto 9: Balneário dos Prazeres - Mata do Totó

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo federal libera R$ 2 bilhões a municípios

Produtores comemoram boa safra de cebola Próximo

Produtores comemoram boa safra de cebola

Deixe seu comentário