Problemas

Temporal causa queda de energia e falta de água em Pelotas

Vento forte na madrugada deixou 65 mil clientes sem eletricidade; equipes da CEEE trabalham na recuperação do sistema

* Atualizada às 17h12min para acréscimo de informações

Arvore sobre casa Jacob Bainy - Defesa Civil     Carlos Queiroz 141558
Rua Jacob Bainy (Foto: Defesa Civil)                     Rua Gomes Carneiro (Foto: Carlos Queiroz)

O temporal que atingiu a Zona Sul do Estado na madrugada deste domingo provocou estragos no sistema de transmissão de energia da CEEE. Os fortes ventos acompanhados de chuva e descargas elétricas deixaram 65 mil clientes sem abastecimento desde a madrugada. Pela manhã, equipes começaram a trabalhar na recuperação e o número vai sendo reduzido.

Conforme a companhia, à tarde, 30 mil residências permaneciam sem eletricidade. Novos casos de desabastecimento surgiram ao londo do dia e as equipes ainda estão nas ruas. As cidades mais atingidas na região foram Pelotas, Canguçu, Jaguarão e Capão do Leão. Nestas localidades alimentadores foram comprometidos por quedas de galhos e outros problemas. Equipes da CEEE atuam no conserto destas estruturas, mas ainda não existe previsão de completa restauração do serviço.

Em Canguçu as rajadas de vento chegaram a 109 km/h. Jaguarão, Chuí e Rio Grande também tiveram ventania, com 96 km/h, 91 km/h e 83 km/h, respectivamente.

Em Pelotas, assim como em toda a região, o vento provocou destelhamentos. De acordo com a Defesa Civil, foram distribuídas lonas para a cobertura temporária. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa na rua João Jacob Bainy, nas Três Vendas. Ninguém ficou ferido, causando apenas danos materiais.

Em São Lourenço do Sul uma família com três pessoas foi desalojada e precisou buscar abrigo na residência de parentes por conta do destelhamento. Houve queda de galpões e de árvores, além de casas destelhadas.

Sem água
A falta de energia gerou reflexos também no abastecimento de água em algumas regiões de Pelotas. No Fragata muitos moradores estão com as torneiras secas devido à falta de luz na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, que abastece a região.

No Recanto de Portugal, Balneário dos Prazeres e Colônia Z-3 também há falta de água por conta do desligamento do sistema dos reservatórios.

Conforme o Sanep, as dificuldades se devem ao desligamento das bombas. “Por conta da topografia da cidade, que é muito plana, só conseguimos abastecer a população bombeando a água. Com isso, se seguir a falta de energia ou se outros locais tiverem que de luz, teremos problema de abastecimento”, explica o diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia.

Cerrito
Por quase sete horas, o quilômetro 8 da ERS-706 que cruza as BR-116 e BR-392 por Pedro Osório e Cerrito ficou com a pista interrompida após a queda de uma árvore. Foi por volta das 6h30min deste domingo (23). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Bagé, com a ajuda de maquinários da prefeitura, foi possivel retirar a barreira e o trânsito ficou liberado às 13h15min.  

942c000e-6c9d-48a5-99b7-ca54800b4e70     Temporal Ferreira Viana - Vinicius Peraca
ERS-706 em Cerrito (Foto: BM)                                     Obra na Ferreira Viana. (Foto: Vinícius Peraça)

Até o momento foram registrados 23 milímetros de chuva na área central de Pelotas. Na Z-3 o acumulado é de 36mm e no Sinott já chega a 40mm.

Temporal SateliteA previsão para a região, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que a chuva continue durante todo o dia. Não é descartada a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas, visto que o clima severo avança desde o Uruguai e o Instituto Nacional de Meteorologia do país vizinho (Inumet) emitiu alerta. 

-135673

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

128 mil veículos ainda circulam com IPVA atrasado Anterior

128 mil veículos ainda circulam com IPVA atrasado

Próximo

CEEE trabalha para restabelecer fornecimento de luz a mais de 300 mil clientes

Deixe seu comentário