Tromba d'água
Temporal pra concurso
Chuva forte, granizo e ventania deixaram casas destelhadas, derrubaram árvores e inundaram a cidade nesta sexta
A sexta-feira (27) de sol foi absolutamente quente e normal até às 17h em Pelotas. Depois disso, veio uma tromba d'água. E que tromba! Engarrafamentos, granizo, chuva forte, mais granizo e muitos alagamentos foram registrados em vários lugares. As cenas de fim de mundo se estenderam por mais de uma hora e assustaram moradores de várias regiões da cidade com ventos fortes e, inclusive, destelhamentos.
O granizo no fim da tarde foi o primeiro indício da noite tempestiva que viria. No Areal, a grama verde ficou coberta pelas pedras de gelo no residencial Jardim das Acácias. Na avenida Bento Gonçalves, os pedregulhos também chegaram com força e em grande volume. O gelo pode não ter durado muito, mas a chuva persistiu. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom), foram 51 milímetros de precipitação apenas em uma hora. E sem trégua à noite.
Na rua Irmão Gabino, na Guabiroba, um homem usou um caiaque para se deslocar. Na Garibaldi, esquina Três de Maio, no Porto, uma árvore caiu sobre um veículo. Duas pessoas ficaram presas no carro, mas sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros auxiliou no resgate.
Equipes da Defesa Civil e do Sanep trabalham no monitoramento das áreas mais afetadas. Na rua Cândido Portinari, no Areal, uma jovem grávida precisou de ajuda para sair de casa. A região do Porto, Navegantes e Balsa foram as mais afetadas, com registros de fortes ventos e destelhamento de casas.
A Ascom alerta ainda que o temporal causou falta de energia elétrica na Barragem Santa Bárbara. Isso ocasiona o desativamento das bombas e, consequentemente, o desabastecimento de água em várias regiões da cidade. Centro, Areal, Fragata, São Gonçalo, Navegantes, Santa Terezinha, Py Crespo e Cohab Tablada podem ficar momentaneamente sem água. Servidores do Sanep foram ao local e aguardam a recuperação da rede para a volta da operação normal.
A sala de operações dos agentes de trânsito não recebeu chamados relativos a acidentes, mas sim em função dos alagamentos. Os bombeiros também estão atentos à situação. Os contatos com a Defesa Civil podem ser feitos pelo 153. As equipes estão de plantão nas ruas da cidade para auxiliar a população em casos de necessidade.
Previsão
De acordo com o CPPMet, o sábado vai ser de céu nublado com pancadas de chuva fraca. No domingo o sol deve voltar a aparecer, mas as nuvens devem imperar na maioria do tempo. A temperatura no fim de semana deve ficar entre 15ºC e 24ºC.
Confira o registro do granizo no fim da tarde feito pelo estudante de Meteorologia Brunno Cardoso:
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário