Estilo Pet

Toxoplasmose: gatos não são os vilões da transmissão da doença

Tutores de felinos não necessariamente serão infectados e o abandono de animais pode aumentar riscos de proliferação

Foto: Freepik - Não são apenas tutores de gatos que devem estar atentos

A proximidade com as diversas espécies de animais, com certeza, deixa o ser humano mais suscetível à infecção pelas chamadas zoonoses - doenças transmitidas por animais aos humanos. A toxoplasmose é apenas uma delas e, assim como todas as outras, pode ser evitada com medidas simples de higiene e saúde, as quais não apenas tutores de gatos devem estar atentos.

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. O parasita é encontrado nas fezes de gatos infectados, que podem contaminar o solo, a água e os alimentos. Embora os felídeos cumpram o papel de hospedeiros definitivos, sendo os únicos capazes de eliminar o estágio infectante do protozoário nas fezes - os oocitos -, a transmissão para humanos ocorre, na maioria das vezes, pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

"É fundamental compreender que a maioria das infecções humanas não ocorre diretamente pelo contato com felinos, mas sim pela ingestão de oocistos presentes nas fezes contaminadas. Portanto, a adoção de medidas simples, como a higiene adequada e a manipulação cuidadosa dos dejetos, é suficiente para prevenir a transmissão", declara o presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Márcio Mota.

Apesar de os felídeos serem os únicos animais considerados hospedeiros definitivos do parasita, eles não podem ser considerados vilões na transmissão da toxoplasmose. "A grande maioria dos gatos não carrega parasitas. Eles se contaminam por meio do consumo de carne de caça contaminada ou do consumo de carne crua de origem desconhecida, na maior parte das vezes, oferecida por seus tutores. Animais domiciliados e alimentados por ração dificilmente se contaminarão", ressalta o membro da Comissão Técnica de Saúde Pública do CRMV-SP, Carlos Alberto D'Ávilla.

Abandono

O estigma associado aos gatos e à toxoplasmose tem levado ao abandono injustificado desses animais. "Essa prática não apenas prejudica os gatos, mas também contribui para problemas mais amplos, como o aumento da população de gatos de rua. É crucial destacar que os gatos não devem ser culpados, mas sim protegidos e cuidados de maneira adequada", afirma Mota.

Gatos abandonados muitas vezes enfrentam fome, doenças e reprodução descontrolada, o que pode levar a um aumento na população de gatos de rua e, por sua vez, à disseminação potencial de parasitas. Gatos que adquirem o parasita por via oral eliminam o agente alguns dias depois, uma única vez, e não pela vida toda. Portanto, nada de abandonar seu bichano.

Contaminação

A infecção de humanos pelo Toxoplasma gondii pode ocorrer por meio da ingestão de oocitos presentes nos alimentos, na água e no solo, principalmente. O presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP, Ricardo Calil, esclarece que a contaminação de alimentos pode ocorrer quando estes entram em contato com fezes de animais infectados.

Outra importante forma de transmissão em humanos é durante a gravidez. As gestantes merecem especial atenção, pois, se contaminadas, dependendo do tempo de gestação, podem ter sérias complicações, desde aborto ou má formação do feto.

Formas de prevenção

Portanto, medidas como a higienização adequada das mãos e de alimentos como frutas, legumes e verduras, e o cozimento adequado de carne são fundamentais para prevenir a transmissão. É indicado, ainda, usar luvas quando em atividades de jardinagem, lavar as mãos regularmente, especialmente após manusear carnes cruas, e evitar o consumo de carnes cruas cozinhando bem todos os alimentos. É recomendado, ainda, certos cuidados na escolha e preparação dos alimentos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em menos de um mês, Nota Fiscal Gaúcha registra 100 mil novos inscritos e chega a 3,5 milhões Anterior

Em menos de um mês, Nota Fiscal Gaúcha registra 100 mil novos inscritos e chega a 3,5 milhões

Atendimento nas UBSs durante o verão é alvo de reclamações Próximo

Atendimento nas UBSs durante o verão é alvo de reclamações

Deixe seu comentário