Semana Farroupilha

Tradição que não se apaga

Cavalarianos da União Gaúcha entregaram centelha da chama crioula ao Diário Popular

Renan Santos -

A quarta-feira (18) foi de tradicionalismo no Diário Popular. Durante a tarde, uma centelha da chama crioula foi entregue por cavalarianos da União Gaúcha João Simões Lopes Neto ao jornal. Um ato de continuidade a uma tradição entre o CTG e o DP que acontece há mais de três décadas. Cavalarianos membros da instituição realizaram a entrega da chama, que ficará sob responsabilidade do jornal até quinta, ápice das comemorações da Semana Farroupilha.

Acendida em Tenente Portela, a chama percorreu 790 quilômetros antes de chegar a Pelotas. Em agosto, sete cavalarianos representantes da 26ª Região Tradicionalista (RT) percorreram o trajeto durante um mês para trazer o símbolo até a cidade. A chama chegou à Princesa do Sul no último sábado. Em Pelotas, ela foi distribuída entre os CTGs da cidade. A centelha entregue nesta quarta permanecerá no jornal até o dia 20, data que ocorre o apogeu das celebrações farroupilhas. Além do Diário Popular, a União Gaúcha também contemplou a Loja Maçônica Antunes Ribas com uma centelha da chama.

O ato faz parte de uma tradição entre o Diário Popular e a União Gaúcha. A relação do jornal com a instituição já dura mais de cem anos. Em 1899, o Diário Popular lançou um edital de convocação para as pessoas comparecerem em uma reunião em que seria discutida a criação de uma sociedade que vivenciasse a cultura sul-rio-grandense. Na época, as tradições gaúchas ainda estavam em fase de consolidação social. "Temos a obrigação de manter a tradição. Além de ser uma realização para mim enquanto patrão, é um reconhecimento ao jornal, que sempre foi um parceiro da União e promove o tradicionalismo", destacou o patrão da União Gaúcha, Romualdo Cunha Júnior.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PPA Novas Façanhas é aprovado na Assembleia Legislativa Anterior

PPA Novas Façanhas é aprovado na Assembleia Legislativa

Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro Próximo

Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro

Deixe seu comentário