Imunização

Trailer de vacinação leva imunização aos bairros de Pelotas

Com foco na imunização contra diversas doenças, incluindo a Covid-19, automóvel estará na rua até 30 de dezembro

Jô Folha -

Com o objetivo de facilitar o acesso das vacinas àquelas pessoas que, por algum motivo, não buscaram a imunização contra diversas doenças em Pelotas e ampliar a cobertura vacinal, em especial quanto à Covid-19, ações do trailer itinerante de vacinação seguirão até o final de dezembro em diversos pontos da cidade. Além da aplicação de 1ª, 2ª e dose de reforço contra o coronavírus, imunizantes contra a Gripe, Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano) estão sendo oferecidos. Nesta sexta-feira, o veículo estará no bairro Fragata, das 9h às 17h.

Nesta quinta-feira o trailer da vacinação esteve estacionado no bairro Três Vendas, no encontro das avenidas Ildefonso Simões Lopes e Salgado Filho. Oportunidade para a dona de casa Lorena Lopes, 28, que foi em busca da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mãe de quatro filhos, ela conta que não teve a chance de buscar o drive-thru de vacinação quando sua idade era tida como público-alvo da imunização. "Era muito longe e eu não tinha carro. Fui no postinho [Unidade Básica de Saúde], mas era muita fila e não tinha tempo para ficar lá. Hoje consegui tomar a vacina", comemora.

Eva Maria, 65, foi pela manhã garantir a terceira dose da imunização contra o Sars-Cov-2. Já à tarde, levou o sobrinho, Wendel Martins, 16 , para receber o complemento da vacinação. "O atendimento foi ótimo, mas o que peca é a demora. De manhã foi uma hora e meia sob chuva e à tarde o mesmo tempo, mas debaixo do sol. Mesmo assim saímos imunizados e aliviados", relata.

O sol que apareceu no céu à tarde após três dias de chuva fez com o movimento na procura pela imunização no trailer aumentasse, o que resultou em fila. A reportagem do Diário Popular acompanhou a vacinação por cerca de uma hora. Das 14h às 15h, cerca de 30 pessoas foram imunizadas, ou ainda aguardavam na fila. Para evitar aglomeração dentro do veículo, uma enfermeira realizava o cadastro ou a checagem da carteira de vacinação e o aguardo era realizado na rua, enquanto duas enfermeiras eram responsáveis pela aplicação, com uma pessoa por vez.

No primeiro dia da ação, na quarta-feira, 364 pessoas compareceram no trailer itinerante, que estava estacionado no largo do Mercado Público. Destas, 253 foram imunizadas contra a Covid-19 e outras 263 receberam doses que previnem contra outras doenças do calendário adulto. Ontem, até as 15h30min, 203 moradores dos arredores das Três Vendas haviam sido imunizados.

Imunização da Janssen

A estudante de pedagogia Camila Xavier, 32, foi até o trailer de vacinação em busca da dose de reforço da Janssen. "Vim para receber a imunização contra a Covid, já completei o tempo necessário para o reforço, mas fui informada que precisarei procurar os pontos de vacinação específicos", relata. Para não perder a viagem e se prevenir contra outro vírus, também perigoso, a graduanda recebeu a vacina contra a Influenza.

Em nota, a prefeitura afirmou que todas as pessoas que receberam o imunizante da Johnson & Johnson até o dia 13 de julho já podem procurar o Laboratório Municipal, das 13h30min às 17h, ou a loja 40 do Shopping Pelotas, das 17h às 21h, ambos de segunda a sexta-feira. Já aos sábados, a aplicação da dose de reforço acontece na Escola Estadual Coronel Pedro Osório, das 10h às 15h.

O intervalo entre a primeira dose e o reforço deve acontecer pelo período de dois a seis meses. Gestantes e puérperas vacinadas com a Janssen devem completar o esquema com o imunizante da Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

Próximas paradas do trailer de vacinação

Sexta-feira (17) - avenida Duque de Caxias, 1.103 (próximo ao Supermercado Nicolini) - Fragata
Sábado (18) - avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior (Casa de Praia - Sesc) - Laranjal
Domingo (19) - avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior (no Trapiche) - Laranjal
Segunda-feira (20) - avenida Theodoro Müller, 2.420 A (próximo à pista de skate) - Guabiroba
Terça-feira (21) - avenida Bento Gonçalves, esquina com avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - São Gonçalo
Quarta-feira (22) - praça Nova República com a rua Pedro Machado Filho (praça da Perret) - Ambrósio Perret
Quinta-feira (23) - rua Luiz Alves Pereira entre Iseus Barbosa Prata e Vicente Martins Real - Vasco Pires
Segunda-feira (27) - rua General Osório, 51 - Loteamento Barão de Mauá
Terça-feira (28) - rua Albuquerque de Barros, 650 - Cerquinha
Quarta-feira (29) - rua Abrilino Ferreira Cardoso, 2.976 - Sítio Floresta
Quinta-feira (30) - avenida Zeferino Costa, próximo ao número 2.522 - Loteamento Eldorado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cartórios do Rio Grande do Sul divulgam ranking dos nomes mais registrados em 2021 Anterior

Cartórios do Rio Grande do Sul divulgam ranking dos nomes mais registrados em 2021

Alteração na proposta do piso do magistério garante reajuste a todos os ativos e inativos Próximo

Alteração na proposta do piso do magistério garante reajuste a todos os ativos e inativos

Deixe seu comentário