Estrutura
Trecho da Zeferino Costa espera por melhorias
Avenida de acesso ao aeroporto internacional da cidade foi requalificada em 2015, mas extensão de 600 metros encontra-se deteriorada
Paulo Rossi -
Casa do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, a avenida Zeferino Costa, nas Três Vendas, é uma das portas de entrada de Pelotas. Mas, para além de ser um cartão de visitas, ela é a principal estrada para toda uma população que por lá mora. Visitantes e moradores, todos sofrem com o estado de trecho específico da via, de 600 metros, logo após a avenida Doutor Augusto Simões Lopes. Buracos, alagamentos, lama e insegurança são os vizinhos indesejados.
A Zeferino Costa esteve, em 2015, inserida no grupo de avenidas e ruas pelotenses a passar por obras de requalificação com recursos do PAC Pavimentação. Na ocasião, 20.684,44 m², entre as avenidas Salgado Filho e Doutor Augusto Simões Lopes, receberam pavimentação em asfalto, construção de passeios públicos, rede de esgoto, drenagem pluvial, acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. De fato, esse trecho encontra-se em bom estado. Até mesmo ciclofaixa foi instalada por ali. Mas a extensão logo após, em frente ao Aeroclube de Pelotas, não apresenta as mesmas condições.
Na última semana, quando o Diário Popular esteve no local, após as fortes chuvas que passaram pela cidade, eram muitos os buracos, diversos os desníveis, intensa a quantidade de barro nas calçadas. Morador da Zeferino Costa e dono de empresa localizada exatamente no trecho deteriorado, Fernando Ferraz afirma que a prefeitura realiza reparos com certa frequência, mas tal ato não é mais útil. "Não adianta mais nada, só o que vai funcionar é colocar um asfalto novo."
Também morador da avenida, o aposentado Deomar Neves joga luz em outro ponto: duas escolas estão localizadas dentro do intervalo: a estadual Amilcar Gigante e a municipal Frederico Ozanan. A falta de estrutura faz com que os estudantes não tenham como transitar pela calçada, principalmente nos dias de chuva. "O fluxo é muito grande e não tem nenhuma sinalização", alerta.
Superintendente do Aeroporto Internacional de Pelotas desde março de 2018, Wilson Brandt Filho lamenta que as condições atuais da Zeferino Costa prejudiquem o usuário do campo de aviação. "Logo quem chega enfrenta aquela dificuldade com lama, buracos e alagamentos." Ele acrescenta como demanda a instalação de um ponto de ônibus mais qualificado, principalmente contando com cobertura para dias de chuva.
O que diz o Poder Público
Em contato com o Diário Popular, o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, afirmou que existe uma emenda parlamentar, oriunda do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), para a requalificação total do trecho entre o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto e a avenida Assis Brasil. A verba encontra-se atualmente em análise pelo Ministério do Desenvolvimento Regional
Sobre o porquê da não inserção do trecho na requalificação anterior, Ramalho argumenta que a obra de 2015 foi pensada como alternativa para desafogar a avenida Fernando Osório. "As pessoas viriam pela Salgado Filho, dobrariam na Zeferino Costa até a avenida Assis Brasil e assim chegariam na Fernando Osório bem mais adiante."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário