Breu

Trecho sem iluminação chama atenção na orla do Laranjal

Iluminação em led foi instalada em 2021; ao todo, quatro postes estão completamente desligados

Foto: Carlos Queiroz - DP - Prefeitura diz que iniciou na sexta-feira os trabalhos para resolver o problema de iluminação na praia

Na alta temporada, além das belezas únicas da Praia do Laranjal, outra coisa também chama atenção da comunidade. Em um trecho de cerca de 300 metros, nenhuma iluminação. Ao todo, são três postes consecutivos apagados, outro mais à frente e diversos com apenas um dos três painéis de led funcionando. O número suficiente para causar uma escuridão no meio da orla.

Quem passava por ali à noite, opinou sobre o problema. Um turista de Canoas que caminhava à beira da Lagoa reconheceu o problema, mas não demonstrou incômodo. “Faz uns sete anos que venho para Pelotas a trabalho e fico aqui no Laranjal. Está escuro, mas acho muito tranquilo e super seguro aqui”, disse o homem. A iluminação em led da orla foi feita em 2021, com recursos de emenda parlamentar do deputado Daniel Trzeciak (PSDB), no valor de R$ 340 mil e contrapartida da Prefeitura.

Já uma família, que mora no bairro e costuma andar por ali, diz que o trecho escuro dá uma sensação de insegurança. “Não temos medo porque estamos acostumados, mas é uma sensação de insegurança”, disse o homem. A mulher complementa a impressão da família. “No domingo, que é uma noite que fica lotado, é ruim quando estamos com criança”, diz ela, que estava acompanhada dos dois filhos.

Conserto já encaminhado, diz prefeitura

A reportagem esteve na praia na noite de quinta-feira (18). Quando foram enviados questionamentos à Prefeitura, a assessoria respondeu que o conserto foi reiniciado na sexta. “Trechos onde a fiação subterrânea estava rompida sob a areia estão sendo consertados e identificamos outros pontos com previsão de término na próxima semana”, afirmou a secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro.

Criminalidade  

Com os trechos escuros, a segurança e a criminalidade também entram em debate. No entanto, os dados do Observatório da Segurança Pública não indicam grandes mudanças nos últimos anos. Segundo o Observatório, entre janeiro e dezembro de 2022, foram registrados 19 ocorrências de roubos a pedestres, em toda a área do Laranjal - que inclui balneário Valverde, balneário dos Prazeres, Pontal da Barra, Las Acácias, Santo Antônio, Vila Mariana, Costa Verde, Colina Verde, São Conrado/Vila Bela, Vila Assumpção e Recanto de Portugal. No mesmo período de 2023 foram 16 ocorrências do gênero na mesma região administrativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem seis pontos impróprios para banho Anterior

Pelotas tem seis pontos impróprios para banho

Concursos públicos terão grande oferta neste ano Próximo

Concursos públicos terão grande oferta neste ano

Deixe seu comentário