Investimentos
Três empresas disputam duplicação da ERS-734
Candidatas à execução da obra no trecho da rodovia em Rio Grande entregaram propostas ao governo do Estado
A semana começou com avanço nos trâmites para a duplicação da ERS-734, em Rio Grande. Na última terça-feira foram divulgados os nomes das três empresas que apresentaram propostas na segunda-feira dentro do processo de licitação da obra que tem custo estimado pelo governo do Estado em R$ 57 milhões. As concorrentes, que agora terão a documentação analisada pela área técnica do Palácio Piratini, são das cidades de Pelotas, Porto Alegre e Estrela.
A sessão pública de apresentação das empresas que ocorreu em Porto Alegre foi realizada pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic) e deu continuidade à licitação lançada em dezembro do ano passado. O edital na modalidade menor preço atraiu as empresas Conpasul Construção e Serviços Ltda (Estrela), Construtora Pelotense Ltda (Pelotas) e RGS Engenharia SA (Porto Alegre).
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a partir de agora, as propostas apresentadas serão analisadas pela Celic que depois da averiguação irá divulgar o nome da vencedora e o valor da obra. Após esse processo, o Daer fará a contratação da empresa e os serviços poderão ser iniciados.
Uma espera de 30 anos
Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (MDB) diz que o passo dado esta semana é de grande importância, aguardando agora a divulgação da empresa vencedora. "Para nós é uma obra fundamental. Entendemos que Rio Grande merece a muito tempo essa duplicação que vai trazer melhorias na mobilidade urbana e promover seu desenvolvimento."
O chefe do Executivo afirma que o trecho é um gargalo de entrada e saída de veículos da cidade e que os investimentos aguardados há três décadas poderão trazer novas empresas ao município, oportunizando mais empregos e o desenvolvimento do local. Branco ainda destaca que após concluída, a via terá mais segurança aos ciclistas, com um espaço dedicado a eles, e mais beleza com a implantação de pontos de luz.
Sobre a obra
Com 6,5 quilômetros de extensão, a duplicação da ERS-734 que liga o Centro de Rio Grande ao balneário Cassino foi orçada em R$ 57 milhões. O projeto que será executado com recursos financeiros encaminhados pelo governo estadual prevê, além da pista para o tráfego de veículos, a implantação de iluminação e ciclovia. Após a contratação da empresa e a assinatura da ordem de início dos serviços, a previsão é que a entrega ocorra em um ano e meio.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário