Ensino Superior
UFPel anuncia aluguel do Campus II da UCPel
Prédio de mais de cinco mil metros quadrados já pode ser utilizado para atividades acadêmicas e administrativas no primeiro semestre de 2017
Leandro Lopes -
Consolidada
Por: Débora Borba
[email protected]
A partir de 24 abril, alunos da graduação da Geografia, Museologia e Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deverão passar a ocupar o prédio do Campus II, da Universidade Católica (UCPel). O contrato de aluguel do imóvel de cinco mil metros quadrados, negociado entre as duas instituições desde 2015, foi fechado nesta quarta-feira (4) pelo reitor da UFPel Mauro Del Pino e da UCPel José Carlos Pereira Bachettini Júnior. A notícia foi divulgada nesta quinta.
A estrutura localizada na Almirante Barroso, em direção à região do Porto, também abrigará a pós em Memória Social e Patrimônio Cultural, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e a Coordenação de Inclusão e Diversidade, criada pela nova gestão, informa o futuro reitor, Pedro Curi Hallal. Outras unidades, ainda em processo de definição, também deverão ser realocadas para o prédio, fechando os outros 25% de capacidade total da estrutura.
Em nota da assessoria de imprensa da UFPel, o reitor Mauro Del Pino explica que vários cursos precisaram ser alocados em espaços sem a infraestrutura necessária, devido à falta de planejamento durante o exercício do Reuni, programa do governo federal iniciado no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ampliou as vagas e os cursos nas universidades federais. “Quando assumimos, nossa primeira preocupação era qualificar os espaços da Universidade para dar conta das necessidades da comunidade.” A estrutura do Campus II já está pronta para receber atividades acadêmicas, diferentemente de outros espaços que foram alugados na época. O local foi por décadas sede dos cursos de Comunicação e Psicologia da UCPel.
Transição alinhada
Para o reitor eleito, além da localização e do histórico educacional da estrutura, a economia com terceirizados (limpeza, segurança) e a concentração dos cursos são apontados como as principais vantagens da locação. Pedro Curi Hallal diz que as tratativas ocorreram dentro de um processo de transição entre a gestão atual e a futura e em parceria com a UCPel, que já havia realocado, no final de dezembro de 2015, a maioria dos cursos para o Campus I.
Alugado por R$ 90 mil ao mês por um período de cinco anos, o contrato irá permitir que a UFPel encerre a locação dos prédios do antigo Salis Goulart, Canguru e Prae. Juntos, custam R$ 96,5 mil/mês à UFPel. Para Hallal, muito além do fator econômico, a ocupação de um espaço concebido para fins educacionais também carrega todo um simbolismo pedagógico.
A intenção é, futuramente, encaminhar a compra do local. Segundo Hallal, embora sem data, já há tratativas junto à Superintendência de Patrimônio da União.
Para a UCPel o aluguel não é meramente uma transição imobiliária, mas um projeto político-pedagógico, discutido pelas duas instituições, em benefício do Ensino Superior de qualidade para Pelotas e região.
De mudança
De acordo com Pedro Hallal, a ocupação da estrutura poderia ocorrer de imediato, mas a opção foi manter a retomada das aulas de 2016/2 nos prédios originais e evitar ainda mais atrasos e, assim, mudar-se para a nova estrutura a partir do dia 24 de abril, quando iniciam-se as aulas do primeiro semestre de 2017.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário