Pandemia

UFPel atualiza gráficos de evolução do Coronavírus

Estudo apresenta gráficos com dados reais e analisa o crescimento da doença ao redor do mundo

Como a epidemia tem crescido muito, o Grupo de Dispersão de Poluentes e Energia Nuclear (DISPEN) lançou uma atualização do gráfico da evolução temporal do COVID-19 antes do prometido. O grupo apresenta apenas gráficos com os dados reais e nesta segunda-feira (23) divulgará os resultados de previsão com o modelo matemático.

O primeiro gráfico mostra os dados reais da epidemia para diversos países, incluindo o Brasil. Fazendo um zoom, na região em que o Brasil se encontra atualmente, percebe-se que este tem seguido padrão de crescimento similar a França, Alemanha e Portugal.

O segundo gráfico apresenta os dados reais da epidemia para o Brasil e diversos estados. Este gráfico apresenta a evolução do COVID-19 desde o primeiro caso. Para uma melhor visualização, é feita um zoom nos últimos 5 dias. No zoom o estado de São Paulo não aparece pois tem um número elevado de casos confirmados, em comparação com os demais estados.

Informações sobre a pesquisa:

Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da UFPel, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas de evolução do vírus. Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com uma combinação de modelos matemáticos para epidemias, conhecidos na literatura como modelo SIR e t-norma do mínimo. Assim que possível as simulações para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas serão conduzidas. Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como cuidar os animais em tempos de coronavírus Anterior

Como cuidar os animais em tempos de coronavírus

Coordenação da engenharia química do IFSul passa por reformas Próximo

Coordenação da engenharia química do IFSul passa por reformas

Deixe seu comentário