Auxílio

UFPel cria grupo de apoio ao idoso

Iniciativa foi organizada para prevenir casos de depressão por solidão ou falta de atenção

Infocenter -

O grupo Diário do cuidado: diálogos aos 60+ foi organizado para prevenir casos de depressão por solidão ou falta de atenção. O PET Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sensível à demanda de um dos idosos que frequentam o grupo, reuniu, por mensagem no WhatsApp, uma rodada de inscrições a quem se sentia apto a dar apoio e a quem necessitava.

E assim surgiu o programa. O foco do grupo é conversar sobre o isolamento, as perspectivas, as relações que eles conseguem ter. Depois, estabelecer rotina de contato e, nela, se prontificar a escrever a biografia do interlocutor. Ao enviar, sempre, o retorno do escrito ao idoso, comprometê-lo com sua própria história, memória e permanência no grupo.

O grupo também investe no envio, todos os dias, de um lembrete, uma frase de incentivo, uma imagem de paisagens vistas da janela ou de um animal de estimação e mesmo uma foto antiga em que estão com o idoso. Cabe, também, fazer planos para o futuro.

Atualmente em contato com sete idosos, oito integrantes do grupo PET (estudantes e a tutora) se revezam em conversar, escrever memórias, indicar leituras, serviços públicos e possibilidades para os que solicitaram apoio e estão confinados, sozinhos ou em pequenos grupos familiares. Mais informações em https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/diario-do-cuidado-mais-um-acao-do-pet.html ou pelo mail [email protected].

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um dia para lembrar quem cuida Anterior

Um dia para lembrar quem cuida

Pandemia agravou quadro psiquiátrico de pacientes no país Próximo

Pandemia agravou quadro psiquiátrico de pacientes no país

Deixe seu comentário