Educação
UFPel incorpora Programa de Pós-Graduação em Letras
Em um processo inédito na educação nacional, curso da UCPel passa agora a fazer parte das opções da Federal e ser oferecido gratuito
Paulo Rossi -
Após mais de um ano de tratativas e esforço mútuo entre as universidades, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UCPel agora foi absorvido pela UFPel . Com a incorporação do programa, a Federal passa a disponibilizar doutorado em sua grade curricular. Ao todo, foram transferidos automaticamente 33 alunos, entre doutorandos e mestrandos, que agora, de forma gratuita, continuarão suas pesquisas ligados à instituição federal. Além deles, quatro docentes serão recebidos pela UFPel, sendo dois deles cedidos pela Católica. A migração já mostra resultados. Após dois anos sem processo seletivo, já está em andamento uma seleção para o próximo semestre, sob responsabilidade da UFPel.
A absorção é decorrência da descontinuação do programa da UCPel. Seria uma grande perda para a comunidade e para o meio científico, então, a UFPel tomou a iniciativa de, juntamente com a UCPel, buscar uma possível migração do programa para a federal. Com acompanhamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em abril de 2017, foram iniciadas as tratativas de transferência.
Para mudança foram necessárias várias adequações, devido a exigências da Capes. Dentre elas, questões de infraestrutura, até ampliação do número de docentes. Estes requerimentos ocorreram devido ao fato do programa da UCPel ter nota 5 de 7, em avaliação da Capes, enquanto o da UFPel contava apenas com nota 3.
Com a conclusão do processo, o PPGL da UFPel agora também alcança a nota 5, garantindo a manutenção da qualidade. Segundo Flávio Demarco, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, estas medidas significam um avanço de quase dez.
Trata-se de uma migração completa, na qual todo material será remanejado, como bolsas e bibliografia, por exemplo. A UFPel herda também o histórico de mais de 20 anos do programa, iniciado em 1994, que sempre foi referência nacional, e um dos precursores da área no interior do Estado.
A migração representa uma grande conquista conjunta entre a UFPel e a UCPel. O reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, comemora o fato e a união das duas universidades: “É resultado de uma parceria muito forte entre as instituições, em prol de uma área que apresenta um certo desamparo nos últimos anos, que é a área das Letras. Coloca a nossa universidade um patamar acima. É uma das diversas ações recentes que explicitam uma parceria muito forte entre as universidades, o que considero um acontecimento raro no país”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário