Saúde animal
UFPel promove Outubro Rosa Pet
Serviço de Oncologia Veterinária quer conscientizar os donos de cães sobre a importância da prevenção e da detecção precoce
No mês de prevenção ao câncer de mama, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se une à causa. O Serviço de Oncologia Veterinária (Sovet) UFPel promove a Campanha do Outubro Rosa Pet. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os tutores de cães sobre a doença e a importância da prevenção ou detecção precoce. Apesar de a patologia ser grave, atualmente sabe-se que ela pode ser evitada, que existem formas de tratamento e que o diagnóstico precoce possibilita maior sucesso no tratamento.
Durante este mês serão realizadas atividades em diferentes espaços públicos da cidade, visando orientar os tutores/donos de cães sobre como detectar nódulos de mama nos seus pets. Conforme Cristina Gevehr Fernandes, professora coordenadora da campanha, o setor de Patologia da UFPel analisa cerca de 1,3 mil amostras por ano e 50% delas são tumores de mama.
A equipe que atua na campanha é constituída por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Medicina Veterinária. Todos passam por treinamento contínuo para responder às principais dúvidas dos tutores e demonstrar a técnica de palpação dos nódulos, utilizando bichos de pelúcia, os mascotes da campanha, que possuem simulações de lesões.
Entre as atividades já confirmadas está a ação no Parque Una, no dia 27, das 14h às 17h. A professora destaca que ações semelhantes estão sendo realizadas em outros estados. “O diagnóstico precoce aumenta a eficiência do tratamento, pois a detecção tardia acarreta complicações como as metástases que correspondem ao aparecimento de tumores em outras áreas do corpo”, explica a coordenadora.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (53) 3275-7469.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário