Educação

UFPel, UCPel e IFSul suspendem aulas e Unipampa adia a retomada

Medidas foram adotadas em função do coronavírus. Em Pelotas, caso suspeito foi descartado; atividades na rede pública de ensino do município e do estado permanecem normais

Divulgação -

O coronavírus segue alastrando consequências e forçando medidas em todo o país. Na Zona Sul, os reflexos são principalmente na área da educação. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) decidiram suspender as atividades a partir de segunda-feira. A Unipampa anunciou o adiamento da retomada das aulas, programada para segunda (16). Enquanto isso, foi descartada - pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) - a única suspeita de coronavírus, em Pelotas


A sexta-feira também foi marcada pela confirmação de que o Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária do Covid-19, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. São situações em que as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção e desconhecem quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais. O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde também indicou: há 98 casos confirmados no país; 21 pessoas infectadas a mais do que no relatório divulgado na quinta-feira. Os casos suspeitos aumentaram para 1.485. Os descartados ficaram em 1.344.
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os epicentros do surto no país, com 56 e 16 casos confirmados respectivamente. Em seguida vêm Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Goiás (três) e Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco (dois casos cada um). Completam a lista Alagoas e Espírito Santo (um caso).

União reforça orientações a estados e municípios


O governo federal recomentou o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas. "Não há regra única, cada local deve avaliar com as autoridades locais. Não temos o Brasil inteiro na mesma situação. O que não impede que tenhamos que adotar alguma medida geral em algum momento", destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. A nova orientação é de que as pessoas que estiverem retornando de locais com grande transmissão devem fazer autoisolamento por sete dias.
Informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que a Europa se tornou o novo epicentro da doença, já que o número de casos confirmados por dia já é maior do que os registrados diariamente na China. O total de mortes em decorrência do coronavírus ultrapassou a marca de cinco mil pessoas, em todo o mundo.

Aulas suspensas e adiadas 


- UFPel: As atividades acadêmicas ficam suspensas a partir de segunda-feira. A medida, com validade de pelo menos três semanas, tomou como base ponderações feitas pelo Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, formado por representantes do Hospital-Escola, das Faculdades de Medicina e de Enfermagem, das pró-reitorias de Ensino, de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas e da Coordenadoria de Comunicação Social.


- IFSul: As atividades presenciais ficam interrompidas em todo o Instituto até o dia 3 de abril. Serão suspensos também atos e solenidades, internos e externos. O período estabelecido pode ser prorrogado de acordo com a proliferação do vírus. Na quinta-feira, o IFSul havia criado Comitê de Avaliação para monitorar a situação.


- CaVG/IFSul: O alojamento aos alunos internos fechou no final da tarde de sexta-feira, no Campus Visconde da Graça. As refeições agendadas para segunda-feira foram automaticamente desmarcadas. Os cronogramas de todos os editais (confirmação, alteração, cancelamento e levantamento de demanda para acesso aos benefícios) estão suspensos. Novas datas serão divulgadas no retorno das aulas. Assinaturas de recebimento de benefícios e entregas de comprovantes do auxílio-moradia também estão canceladas.


- UCPel: As aulas presenciais ficam suspensas por uma semana, a partir de segunda-feira. A medida considera recomendações do Ministério da Saúde e do Comitê de Gestão Covid-19, formado por profissionais do Centro de Ciências da Saúde e do Hospital Universitário São Francisco (HUSFP). As atividades acadêmicas da modalidade de Educação a Distância seguem sem alterações. O trabalho administrativo e docente da UCPel também será mantido.


- Unipampa: A Universidade Federal do Pampa decidiu suspender - até o dia 28 de março - a retomada das aulas agendada para esta segunda-feira, quando cerca de 13 mil alunos retornariam. A medida é válida para as dez unidades da Unipampa. Matrículas e chamadas orais dos processos seletivos estão mantidas, conforme editais já publicados.


- Furg: A Universidade Federal do Rio Grande instituiu Comitê de Monitoramento e realizou reunião na manhã desta sexta-feira com o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos. Entre as medidas que passaram a ser adotadas para ampliação de cuidados, destaque à suspensão de eventos, atividades extracurriculares e saídas de campo.

Na rede pública de ensino, atividades permanecem normais 

- No município: Reuniões marcadas para tarde de terça-feira colocarão o coronavírus na pauta. A intenção da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) de Pelotas é repassar orientações detalhadas sobre protocolos e cuidados às direções das escolas da rede e também de instituições filantrópicas e especiais, conveniadas com o município. Determinações como a desativação de bebedouros já foram feitas.


- No estado: As aulas também permanecem normais em todas as escolas dos 18 municípios da área de abrangência da 5ª CRE. Até o momento, as instituições adotam medidas repassadas através de nota informativa, com orientações básicas de prevenção, como higiene de mãos e etiqueta respiratória.

Confira outros desdobramentos 

- 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul é suspensa: O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (13) em documento de duas páginas assinado pela presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Gilda Galeazzi. O evento, que ocorreria entre os dias 19 e 22 de março, deveria reunir milhares de pessoas em Pelotas. Para tomada de decisão, a entidade levou em consideração a necessidade de vistorias e licenças emitidas pelo Governo do Estado; atividades possivelmente afetadas pelo decreto do governador Eduardo Leite (PSDB) 


- ProUni: Os candidatos interessados em participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos ganharam mais prazo para entrega de documentos. O período, que se estenderia de 13 a 16 de março, agora irá até dia 20. O Ministério da Educação (MEC) decidiu pela ampliação de prazo em função do fechamento temporário de diversas instituições em todo o país. O programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. A oferta de 252.534 bolsas este ano é recorde para um primeiro semestre.


- 13º salário aos idosos: Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguro Social (INSS) irão receber parcela de 50% do 13º salário em abril. A antecipação, que equivale ao pagamento de R$ 23 bilhões, foi anunciada pelo Ministério da Economia, com objetivo de minimizar os impactos do Covid-19 à população. A União também anunciou a suspensão, pelo período de 120 dias, da realização de prova de vida dos beneficiários do INSS.


- Fluxo de visitas no Hospital de Caridade de Canguçu: Desde a manhã desta sexta-feira, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede particular poderão receber apenas duas visitas, para evitar maiores circulações no hospital. A medida é válida por tempo indeterminado.

Tire suas dúvidas 
- Fale com a Vigilância em Saúde: Faça contato telefônico pelo número 150.
- Visite o site da Secretaria Estadual de Saúde: Navegue pelo www.saude.rs.gov.br/coronavírus e saiba detalhes do vírus e da doença
- Em caso de suspeita: São considerados casos suspeitos, pessoas que tenham chegado há 14 dias de países indicados pela OMS como territórios de circulação viral e que apresentem febre, tosse, espirros, ou algum problema respiratório. Cidadãos que tenham estado perto, nos últimos 14 dias, desses viajantes também devem ficar alerta. Quem possui sintomas deve se dirigir a uma unidade de saúde, já com máscara de proteção - ressalta a Secretaria Estadual de Saúde.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

População de Suzano homenageia vítimas um ano após massacre em escola

UFPel suspende as matrículas das quartas convocações do Sisu e Pave Próximo

UFPel suspende as matrículas das quartas convocações do Sisu e Pave

Deixe seu comentário