Pandemia em queda

Último paciente é transferido e Centro Covid fecha as portas

Pessoas com sintomas gripais devem procurar Pronto-Socorro, UPA Areal ou quatro UBSs; em dois anos, foram quase 110 mil atendimentos

Jô Folha -

Respiradores desligados. Parte dos leitos já sem colchões. Prontuários arquivados. Corredores vazios. Silêncio. A partir da noite desta segunda-feira (18), o Centro Covid está, oficialmente, de portas fechadas. O último paciente foi transferido na noite de domingo (17). Até o final desta semana, mobiliário e equipamentos ganham novo destino: retornam para as instituições que os emprestaram, serão devolvidos para a empresa que os locou ou reforçam a estrutura do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) ou da UPA Areal. Ao longo de exatos dois anos, 109.925 atendimentos foram prestados no local.

Durante a manhã, o clima entre os profissionais dividia-se entre alívio de que a pandemia esteja em franca queda e preocupação com o desemprego. Os trabalhadores das terceirizadas cumprem aviso prévio e terão os direitos garantidos. Já os contratos administrativos, ainda em vigor, e os servidores do quadro da prefeitura serão realocados em outras unidades. "Encerramos esta etapa com o sentimento de missão cumprida. Somos uma das últimas cidades do Estado que ainda mantinha um espaço específico para o tratamento da doença", destaca o coordenador do Centro Covid, Guilherme Bergmann.

A interrupção de 100% das atividades, já anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, coincidiu com o fim da emergência sanitária de importância nacional decretado pelo Ministério da Saúde. Alguns pacientes, entretanto, ainda procuraram atendimento. Foi o caso do professor aposentado Milton Almeida, 71. Com sintomas gripais, como febre e congestão nasal, o morador do bairro Três Vendas estava em busca de testagem. "Como reduzimos os cuidados e negligenciamos o uso de máscaras e temos família, melhor verificar se não estou infectado, porque aí farei isolamento", destacou, consciente das medidas de prevenção.

Uma experiência de vida

Era para ser o primeiro emprego. Primeira oportunidade com carteira assinada. Mas foi muito mais do que isso. Depois de um ano e oito meses mergulhado nas escalas de 12 horas de plantão por 36 de folga, o jovem Guilherme Vieira, 21, não ganhou apenas experiência profissional. "Saio diferente. Passei a valorizar muito mais as pessoas, a amizade, a compaixão. Poder voltar pra casa e ter a tua própria família", destaca.

Integrante da equipe de higienização, Vieira lembra com nitidez das cenas que o chocaram. Pacientes em estado grave. Morte. Pressão emocional. Nada que o tenha feito mudar de ideia, ainda que tenha testado positivo duas vezes; nenhuma com gravidade. "Sempre tive vontade de trabalhar na área da saúde. Agora me apaixonei mais ainda", sustenta o estudante do curso técnico em Radiologia. E prepara-se para começar a disparar currículos a partir desta terça-feira (19).

Quem apresentar sintomas gripais deve dirigir-se a: 

* De domingo a domingo, 24h:
- Pronto-Socorro de Pelotas (PSP): rua Barão de Santa Tecla, 834
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal: avenida Ferreira Viana, 2.231

* De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:
* UBS Leocádia: rua David Canabarro, 890 (Areal)
* UBS Salgado Filho: avenida Salgado Filho, 912 (Três Vendas)
* UBS PAM Fragata: avenida Pinheiro Machado, 168 (Fragata)
* UBS CSU Cruzeiro: rua Barão de Itamaracá, 690 (Areal)

Relembre 

Os mais de 109 mil atendimentos partiram de duas fontes: demanda espontânea, já que era porta aberta 24 horas para quadros suspeitos e confirmados de coronavírus, e encaminhamento de pacientes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao entrar em operação, em 24 de abril de 2020, o Centro Covid dirigia-se ao público infantil. Seis meses depois, passou a receber adultos. Já em dezembro de 2021, o local deixou de acolher crianças e concentrou-se no atendimento de adultos. A estrutura chegou a contar com 37 leitos; dez direcionados aos casos de urgência. No começo das atividades, o espaço foi administrado pela prefeitura de Pelotas e, na sequência, ganhou gestão compartilhada do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde).

Obras do Pronto Socorro Regional começam nos próximos dias

Devem começar ainda no mês de abril as obras do Hospital de Pronto Socorro Regional. O HPSR, de 9,3 mil metros quadrados, será instalado em área que compreende a estrutura do Centro Covid, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e uma unidade de apoio do Sanep. O investimento de cerca de R$ 60 milhões, entre verbas do governo do Estado e do município, irá se converter em espaço com 121 leitos clínicos - dez destinados a Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para adultos e dez para pediatria -, cinco salas cirúrgicas e ambientes para recuperação.

O hospital também prestará atendimento básico de cirurgia geral, traumatologia, bucomaxilofacial e cardiologia. A obra estará a cargo da Construtora Augusto Velloso S/A e tem previsão de dois anos de duração.

 HE rende homenagem aos profissionais

A entrega simbólica de 30 certificados a representantes de todas as equipes das alas Covid vira homenagem aos profissionais que atuaram no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), primeira instituição a se tornar referência à internação de pacientes. A cerimônia ocorre na noite desta segunda (18), na rampa de acesso, na rua Professor Araújo. A reitora Isabela Andrade e a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participam do ato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministro detalha motivos para decretar fim da emergência sanitária Anterior

Ministro detalha motivos para decretar fim da emergência sanitária

Terça-feira será o Dia C para vacinação infantil em Pelotas Próximo

Terça-feira será o Dia C para vacinação infantil em Pelotas

Deixe seu comentário