Descuido
Um alerta à imprudência
Grande número de acidentes no cruzamento da Santa Cruz com Tiradentes, no Centro, expõe a falta de cuidados de motoristas
Paulo Rossi -
O cruzamento das ruas Tiradentes e Santa Cruz, no Centro de Pelotas, gera preocupação aos condutores e aos moradores dos arredores da esquina. Eles relatam uma grande quantidade de colisões, que geram inclusive lesões graves. No entanto, várias sinalizações deixam claro ao condutor vindo pela Santa Cruz: ele deve parar. Duas placas de pare, duas pinturas no chão e um sinal piscante alertam para a necessidade de esperar quem vem da Tiradentes. No entanto, a imprudência de condutores leva o perigo a quem por ali reside e transita.
Açougueiro em um estabelecimento neste cruzamento há mais de dez anos, Rudinei Meirelles diz que perdeu as contas de quantas vezes viu colisões por ali. Na última semana, um funcionário quase foi atingido. A intensidade das batidas é tão grande que o estabelecimento fez uma espécie de barreira de ferro para evitar que os veículos atinjam o prédio. "Ele (o proprietário) se obrigou a fazer isso (…), a gente cansou de ver até motoqueiros com fratura exposta", relata.
Diva Jung reside e trabalha na Tiradentes. Ela relata que quem vem pela Santa Cruz, por vezes, passa direto, mesmo com toda a sinalização. Além disso, mesmo com a ampla área de visão, alguns extrapolam a linha de limite, parando sobre a pista da Tiradentes para atravessar. "Não adianta. O pessoal vem distraído. Essa esquina é um perigo", avalia.
Prefeitura culpa a imprudência
Responsável pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Flávio Al Alam garante que a via já foi ainda mais problemática. "Caiu muito o número de acidentes ali." Ele relata que aumentou a proibição de estacionamento na Tiradentes, justamente para dar maior campo de visão ao motorista que conduz pela Santa Cruz. Além disso, o piscante foi instalado recentemente, somando-se à sinalização no chão e nas duas laterais da via de mão única.
A motorista Raquel Campos acredita que um dos culpados pelos episódios é a preferência intercalada da Santa Cruz. Por vezes, a via cruza as esquinas direto e em outras deixa de ser preferencial. Al Alam concorda com a possibilidade, mas diz ser difícil mudar de uma hora para outra a preferência, ainda mais com outras duas esquinas da Tiradentes, antes e depois da Santa Cruz - com Barroso e Gonçalves Chaves - possuindo semáforos. "Realmente, a Santa Cruz tem momentos que é preferencial, outros que não é. Isso pode gerar dúvidas, mas tu inverter uma preferencial dessas, aí sim, pode gerar problemas", analisa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário