Prevenção

Um alerta contra a hepatite C

Clubes Rotaract Pelotas Norte e Rotaract Pelotas Oeste realizam testes rápidos gratuitamente

Paulo Rossi -

O sábado (17) transformou-se em alerta contra a hepatite C. Integrantes dos Clubes Rotaract Pelotas Norte e Rotaract Pelotas Oeste aderiram ao projeto do Rotary Internacional e dividiram-se em dois locais - no Shopping Pelotas e no Mercado Central - com a mesma pergunta: hepatite C, você sabe se tem? Além de orientações, os profissionais de saúde disponibilizaram testagens rápidas ao público. Tudo gratuitamente.

O teste, sigiloso, não demora mais de dez minutos. O técnico em Eletromecânica, Paulo Machado, 59, aproveitou o passeio pelo Shopping para fazer a verificação. Foi o mesmo que a aposentada Brunilda Jahnecke,76, decidiu fazer: entrou na fila para realizar o teste rápido.

Saiba mais
As hepatites virais são doenças silenciosas que prejudicam o fígado e podem levar à cirrose e ao câncer. A transmissão ocorre através do compartilhamento de materiais com sangue contaminado, como seringas e agulhas, escovas de dentes, lâminas de barbear e depilar, kit de manicure e material de tatuagem reutilizado ou não esterilizado.

Em geral, a doença só apresenta sintomas quando está em estágio avançado. Por isso, é importante fazer o teste, que até 1993 não era disponibilizado. Com isso, muitas pessoas foram infectadas por transfusões de sangue e compartilhamento de materiais. É uma das principais razões para o exame ser recomendado a pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais que um clube, um espaço de resistência Anterior

Mais que um clube, um espaço de resistência

Fundo Nacional de Sanidade começa a ser discutido Próximo

Fundo Nacional de Sanidade começa a ser discutido

Deixe seu comentário