No rítimo
Um esquenta para o Carnaval de Pelotas e do Rio de Janeiro
Bloco Confraria do Samba reuniu mais de mil foliões na tarde deste sábado na abertura oficial da doce folia
Carlos Queiroz -
O figurino ficou ao gosto de cada folião (Foto: Carlos Queiroz)
Sob um sol forte e um calor de mais de 27ºC, foi dada a largada oficialmente para o Carnaval 2018 - Doce folia da paz de Pelotas com o Bloco Confraria do Samba. A concentração no Bar do Rogério, às 11h deste sábado (3) foi o termômetro do que viria pela frente: muito samba e alegria dos mais de mil foliões (sem contar os que ficaram batendo o pé discretamente na calçada) ao longo do Calçadão da Andrade Neves, 7 de Setembro e 15 de Novembro.
Pessoas de todas as idades vestiram a camiseta do samba, seja ela estilizada, bordada, brilhosa ou da própria confraria para participar da maior festa popular. Com o forte calor, o chapéu foi um ótimo acessório. Os modelos variaram desde o tradicional de malandro, o de bobo da corte, o de palha e até da oktoberfest. Quem esteve presente ao evento foi a Malévola enfeitada de girassóis.
Para aliviar o calor, muitos ambulantes fizeram um pé-de-meia, vendendo água, refrigerante e cerveja. Uma turma da Secretaria da Saúde - com o Bloco do Contra - chegou na hora certa para distribuir leques e preservativos.
A aimação ficou com da banda Jacarés da Lagoa e com apoio da diretoria da Banda Empolgação. O puxador da Estação primeira, Geninho comandou os foliões que fizeram coro aos antigos sambas-enredo das Escolas de Pelotas, como Estação Primeira do Areal, General Teles, Academia do Samba e Unidos do Fragata. Depois, canções do rei Roberto Carlos, Cássia Eller e as mais famosas sertanejas - que já viraram hits - ganharam novos arranjos ao ritmo do bateria. E por falar na principal integrante de um bloco, esta ganhou integrantes da ala feminina.
Fôlego de menina
Ruth Pinheiro, 81 anos, foi uma das mais animadas
foliãs (Foto: Carlos Queiroz)
Aos 81 anos, Ruth Pinheiro confeccionou seu próprio chapéu, vestiu uma blusa brilhosa e caiu no samba. Acompanhada da filha Estela, de 59 anos, a foliã disse que participa sempre para reviver os bons tempos do Carnaval na 15 de Novembro, quando colocava sua cadeira em frente ao Mercado Público. Questionada se teria disposição para aguentar até o final da festa, Ruth foi enfática: "Terei fôlego pra muito mais."
A corte do Carnaval 2018, formada pelo rei momo Márcio Rosa, a rainha Inajarianne Garcia e as princesas Rhayssa Farias e Sara Dias, também abrilhantaram o evento.
A Confraria vai ao Rio
De acordo com um dos organizadores e fundador do projeto Carnaval do Rio, Marco da Silva, são oito anos de desfiles no centro de Pelotas e 12 anos de participação na folia carioca. "O que mantém o bloco é a empolgação em participar do Carnaval do Rio de Janeiro", disse. Os foliões embarcarão na terça-feira e dia 13, desfilarão com a Xavabanda que este ano estará no Rio e ganhou até um homenagem na camiseta da Confraria.
Programação
Ainda neste sábado, das 17h às 19h, ocorrerá o Perret Folia 2018, na Balsa. A atividade partirá da praça na rua Pedro Machado Filho e reunirá público da comunidade da Ambrósio Perret e do Fátima.
No domingo, das 16h às 20h, no Areal, será a vez da 2ª Muamba dos Amigos do Sereno comandar a festa. O evento tem concentração na rua Comendador Rafael Mazza, em frente à fábrica Biscoitos Zezé e tomará a avenida Domingos de Almeida e a Cacimba da Nação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário