Baile

Um sonho realizado por adolescentes

Dez meninas dos abrigos da prefeitura e de famílias inscritas no Cadastro Único têm sua festa de 15 anos

Jô Folha -

O Bistrô da Secretaria de Cultura (Secult) se transformou no cenário perfeito para o evento de realização do sonho de dez jovens. Provenientes dos abrigos da prefeitura e das famílias inscritas no Cadastro Único, as adolescentes viveram um momento único, com direito a todo o glamour que se espera de um baile de debutantes. A Secretaria de Assistência Social, por meio do projeto Sonhos de Menina Moça - Um Conto Real, preparou a festa de 15 anos, com a ajuda de parceiros, e tornou realidade o que parecia distante para elas.

Cris Ellen Silva Barros, 15, quase não conseguia traduzir o sentimento de viver a experiência, tamanho o nervosismo e a ansiedade. "Eu estou muito feliz. Sempre quis ter uma festa de 15 anos", disse a jovem, que há três anos está na Casa das Meninas 3. Contou que nunca havia usado um vestido de gala: "Tô me sentimento maravilhosa. É o dia mais feliz da minha vida", afirmou.

O secretário Luiz Eduardo Longaray destacou que o projeto tem por objetivo promover a participação social, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários das jovens, a cidadania e a autoestima. Fez questão de ressaltar que o custo do evento foi zero, tendo em vista a obtenção de parcerias que viabilizaram som, luz, decoração, salgados, doces, refrigerantes e produção das meninas. Os vestidos usados por elas haviam sido doados anteriormente para o último casamento coletivo.Longaray frisou ainda que a prefeitura, com essa festa, marca o resgate do evento, que desde 2012 não era realizado. 

O casal Flávio e Rosália da Rosa aguardava ansioso sentado na primeira fila das cadeiras dos convidados. Esperavam Camila Garcia da Rosa, uma jovem que amam muito e consideram um pouco filha. A menina toca violino no grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde a conheceram, e também é moradora de abrigo municipal. "Ela é a nossa caçulinha amada. É maravilhosa essa oportunidade que as meninas estão tendo de conhecer e saber o quanto vale esse momento lindo e delicado. A prefeitura está de parabéns", disse Rosália. O marido, com um bouquet de rosas amarelas nas mãos, nada falou, mas sua emoção era visível.

A cerimônia
As debutantes foram conduzidas pelos pais ou padrinhos. Muitas pessoas apadrinharam as meninas, ajudando inclusive financeiramente o evento, mas não quiseram aparecer. Os substitutos foram os vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB), presidente da Câmara, Daniel Trzeciak (PSDB), Salvador Ribeiro (PMDB) e Fabrício Tavares (PSD), além do secretário Longaray. Eles também foram os responsáveis pela entrega dos anéis de 15 anos e por dançar a segunda valsa. A primeira ficou a cargo de alunos do Colégio Militar Tiradentes, com direito à chuva de prata.

Após as danças foi passado no telão um vídeo sobre cada uma das debutantes. Depois teve baile, afinal o domingo era de comemoração. A decoração do ambiente foi impecável, desde à mesa com bolo, doces e flores, até um painel de luzes para registrar a festa com fotografias. O DJ Kevin Missiunas comandou a animação das debutantes e seus convidados.

Conheça as jovens

Debutantes

Ana Paula Machado, apadrinhada pelo pai, Sérgio Machado
Carmem Machado Carvalho, apadrinhada pelo vereador Luís Henrique Viana
Camila Garcia Rosa, apadrinhada pelo padrinho afetivo, Marcos Coutinho
Cris Ellen Silva Barros, apadrinhada pelo vereador Fabrício Tavares
Isadora Pereira, apadrinhada pelo irmão Jéferson da Rosa
Júlia Pontes, apadrinhada pelo vereador Daniel Trzeciak
Laurielen Moreira, apadrinhada pelo secretário Luís Eduardo Longaray
Luiza Freitas, apadrinhada pelo pai, Alexandre Motta
Marisa Cavalheiro, apadrinhada pelo pai, Marcos Cavalheiro
Micaele Peixoto, apadrinhada pelo vereador Salvador Ribeiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Apostador do Paraná ganha Mega Sena

A três dias do fim do prazo, operários se alternam entre avenidas em obras Próximo

A três dias do fim do prazo, operários se alternam entre avenidas em obras

Deixe seu comentário