Estilo Pet
Uma academia só para eles
Ideia inovadora em Pelotas traz benefícios físicos e psicológicos aos pets
Gabriel Huth -
Agora, nem os amigos de quatro patas vão ter desculpa para escapar do exercício. Isso porque será inaugurada nesta segunda-feira (18) a primeira academia voltada para cães em Pelotas. A médica veterinária Ana Lúcia Recuero é a idealizadora do projeto. Além de mestrado e doutorado na área, e formação em Educação Física, ela conta com muito amor pelos animais. Com estes pilares é que nasce a Happy Dog Academy, localizada na rua Marechal Deodoro, 1.226, no centro da cidade.
Da secretaria à sala de espera, o ambiente é todo pensado nos animais. Com metodologia baseada no treinamento positivo, os cães terão espaço para gastar energia, sempre sob supervisão de um profissional, e desenvolverão também o comportamento em matilha. O espaço conta com um circuito “Agility”, o mesmo sistema utilizado em competições e que trabalha saltos e coordenação. Para cada 15 minutos de trabalho, 30 de descanso. Isso durante as cinco horas de permanência - com possibilidade de extensão -, no período da manhã ou tarde. “Aqui todo cão vai despertar sua personalidade e encontrar seu papel na matilha. Qualquer cão está apto ao exercício”, afirma a veterinária.
Como pré-requisito, o animal será submetido a testes físicos e comportamentais. Se já não estiver, será necessário colocar a vacinação em dia e realizar um check-up completo. “Raças com tendências agressivas às vezes pode ser mais difícil de adaptar, mas inseridos com animais dóceis e me enxergando como líder, a tendência é de que funcione”, explica a profissional. Para garantir a harmonia, Ana insere seus dois pets no trabalho, o macho Peron e a fêmea Trufa.
Além de benefícios à saúde, o exercício rotineiro resultará em um animal mais tranquilo. Assim como nos humanos, a atividade promove a liberação da endorfina, hormônio associado ao prazer. Segundo a tutora, o tempo dedicado à atividade também auxiliará a remediar situações de animais com hábitos hiperativos ou destruidores. Ao contrário do que se pode imaginar, o tempo afastado do dono e sob outra liderança fortalecerá os vínculos, pois os exercícios trabalhados na academia devem ser reforçados em casa, e o animal sempre terá um momento de felicidade no reencontro com o dono. As matrículas já estão abertas e os primeiros 20 inscritos receberão ofertas especiais. As aulas podem ser de três a cinco vezes na semana, e o preço médio varia de acordo com carga horária. Espaço para atividade física, interação e recreação. Um lugar inteiramente pensado no bem-estar dos pets.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário